Meon Taubaté

Taubaté: Vereadores aprovam privatização do Parque do Itaim

Proposta foi aprovada em duas votações e vai à sanção do prefeito

Escrito por Meon

27 AGO 2025 - 08H50 (Atualizada em 27 AGO 2025 - 08H59)

Divulgação/PMT

A Câmara de Vereadores de Taubaté aprovou o projeto que autoriza a concessão do Parque Municipal do Vale do Itaim à iniciativa privada. A proposta foi encaminhada pelo prefeito Sérgio Victor e prevê que a gestão do espaço seja transferida por meio de licitação, permitindo tanto áreas e serviços gratuitos quanto atividades sujeitas à cobrança.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O objetivo é garantir investimentos, manutenção e segurança, evitando que o parque sofra com a falta de recursos públicos.

Além do Vale do Itaim, o projeto também inclui outros espaços da cidade, como o Parque Jardim das Nações, o Mercado Municipal e o Prédio do Relógio da antiga CTI.

O modelo de concessão prevê diferentes formas de remuneração ao parceiro privado, como exploração comercial, subsídio da prefeitura e eventual cobrança de tarifa. Um comitê gestor será responsável por fiscalizar os contratos e prestar contas à Câmara a cada seis meses.

Criado em 2004, o Parque do Vale do Itaim é uma das maiores áreas verdes de Taubaté, com 1,7 milhão de metros quadrados. O espaço conta com brinquedoteca, réplica da casa de Monteiro Lobato, Rancho do Tropeiro com centro de equoterapia, além de trilhas ecológicas, ginásio para esportes radicais e teatro infantil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Taubaté

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.