Servidores da Fusam em Caçapava decidem manter greve
Decisão ocorre após reunião sem acordo com prefeito Yan Lopes
Audiência sobre greve na Fusam termina sem acordo em Caçapava
Paralisação teve início na última segunda-feira (3)
PRF resgata pica-pau-verde-barrado ferido em Caçapava
Pássaro foi encaminhado ao CRAS para reabilitação
Raio x:
Prefeito: Yan Lopes - Podemos
Área total: 368,99 km²
População total (Estimativa IBGE/2021): 95 752 hab.
Densidade: 259,5 hab./km²
Altitude: 560 m
PIB (IBGE/2015): R$ 3 547 469,000 mil
História:
Caçapava surgiu através de dois diferentes núcleos. O núcleo mais antigo, que hoje é o bairro de Vila Velha de Caçapava, era um vilarejo que cresceu em torno da capela Nossa Senhora d'Ajuda, construída em 1705 nas terras de uma fazenda pertencente a Jorge Dias Velho e local de pouso do caminho Real que ligava os municípios de São Paulo e Taubaté.
Caçapava Velha (como ficou conhecida a vila hoje em dia) foi elevada ao status de freguesia em 18 de março de 1813 com o nome freguesia de Cassapaba. A Caçapava de hoje surgiu em 1842, ano em que foi construída uma capela dedicada a São João Batista. O povoado foi fundado pelo capitão João Ramos da Silva e tornou-se sede da freguesia. Em 3 de maio de 1850, foi elevado à categoria de vila, tornando-se município em 14 de abril de 1855.
Depois do café no final do século XIX, seguiu-se um período de estagnação econômica. A recuperação só ocorreu em meados do século XX com o cultivo do arroz e a introdução da pecuária de leite e acelerou-se na década de 1970 com a expansão das atividades industriais no município.
Meon 2020 © Todos direitos reservados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Caçapava
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.