Por Júlia de Oliveira Em Alunos Atualizada em 08 JUN 2021 - 12H09

A busca exagerada pelo padrão de beleza

Dado revela o aumento do índice de mortes relacionados a procedimentos estéticos

Foto: Reprodução/CLAUDIA
Foto: Reprodução/CLAUDIA


Segundo uma matéria do site Donna Gente, no início do ano, em janeiro de 2021, a influencer Liliane Amorim, 24, faleceu em decorrência de complicações em um procedimento cirúrgico estético de 'Lipoaspiração'. Liliane não foi um caso isolado, já que nos últimos anos, o indíce de mortes em decorrência de procedimentos estéticos aumentou para 54%, de acordo com dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Diante dessa busca exagerada pela beleza 'padrão', há um mal enorme feito ao próprio organismo. Muitas mulheres passam a seguir dietas comprometedoras para atingir uma autoestima maior.

Porém, inconscientemente, todas essas atitudes vão prejudicando a saúde física e emocional, chegando ao ponto de ignorar as necessidades básicas do corpo humano. Atingindo o nível de: bulimia, anorexia e compulsão alimentar.

O que vale ressaltar que muitos alimentos ditos como 'light' ou 'diet', colaboram com a compulsão alimentar, por utilizar uma composição que estimula a alimentação repentina a todo momento, de acordo com o ministério da saúde.

Hoje, ninguém te diz que é errado realizar uma cirurgia para sentir-se bem, ou para mudar a aparência. Mas, diante do atual cenário de mortes e a falta de aceitação, deixo aqui algumas questões a serem refletidas:

AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO UM PARÂMETRO

Hoje em dia é comum observar muitos famosos e influencers sendo considerados o 'padrão' da beleza, o que acaba gerando consequências negativas para uma parcela do público que o acompanha.

Todos somos diferentes, então não é correto nos compararmos a uma pessoa que nem conhecemos de maneira próxima. Tudo é mostrado superficialmente, e não dá para observar como realmente é a vida de um famoso.

AUTOESTIMA É IMPORTANTE

Não há cirurgia que fará uma pessoa perfeita. Nos últimos anos, há uma busca pela fuga da aparência natural, do envelhecimento, levando as pessoas a se escondem atrás de muitos procedimentos estéticos e ignorando, de certa forma, a sanidade mental.

Sentir-se bem consigo mesmo (a) é mais importante para sua saúde. Então, arrume-se, cuide-se com coisas simples, como um penteado no cabelo, uma maquiagem simples, uma roupa confortável e que te agrade. Além de cuidar da saúde mental, você prioriza a sua identidade.

PENSE NA SAÚDE

Além de pensar na autoestima, é muito importante levar em consideração fatos como: alimentação saudável, peso ideal e saúde psicológica. Além disso, caso não se sinta bem mentalmente, procure ajuda profissional que corresponde ao que você necessita.

Para que haja mudanças positivas, revertendo o estigma criado socialmente de 'beleza padrão', é necessário um apoio maior de profissionais e conscientização de todos, especialmente de influenciadores (como celebridades), para que a preocupação não seja a aspectos físicos, mas emocionais também.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem. 

Escrito por
JULIA DE OLIVEIRA (Arquivo Pessoal)
Júlia de Oliveira

1ª série do Ensino Médio - Colégio Juarez Wanderley - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.