Muitas pessoas acham que polvos e lulas são o mesmo animal, porém existem muitas diferenças entre eles.
O tamanho das lulas varia muito de espécie para espécie, indo de 1,5 centímetros a até cerca de 10 metros de comprimento! As lulas têm um corpo alongado em forma de tubo, dividido em três partes: cabeça, tentáculos e manto (cavidade muscular que envolve o corpo ). Seus corpos são moles por fora e revestidos internamente por um esqueleto fino e estreito. Além disso, elas têm duas nadadeiras triangulares, que as ajudam a nadar.
Enquanto isso, os polvos têm um corpo mais arredondado e são invertebrados, pois não possuem esqueleto externo nem interno. Assim como as lulas, eles possuem oito braços com ventosas, que aderem a qualquer superfície. Porém, não possuem nadadeiras. O corpo do polvo varia de 5 centímetros até quase 6 metros de comprimento.
A maioria das lulas passa boa parte da vida nadando na superfície, em busca de alimento. Já o polvo vive no fundo do mar e pode ser encontrado quase sempre entre rochas ou escombros, escondido dos predadores e à espera de uma presa.
A lula se desloca por meio do impulso de um jato d'água expelido por um sifão (próximo à cabeça) e pelo movimento das nadadeiras. Os polvos preferem se deslocar com auxílio dos braços, rastejando no fundo do mar. Para se moverem sem nenhum apoio, podem ejetar a água da mesma forma que as lulas fazem. Mas, como não possuem nadadeiras, são bem mais lentos.
A lula tem como maior estratégia de defesa a fuga: ela é tão rápida e ágil quanto os peixes! Além disso, dispara jatos de tinta que dificultam a ação dos predadores e é capaz de mudar de cor graças às células de pigmentação presentes em todo o corpo, chamadas de cromatóforos.
O polvo também tem uma bolsa de tinta no corpo e libera o borrão quando quer fugir de predadores. A maioria das espécies consegue mudar a cor e a textura da pele, imitando pedras e algas, por exemplo. A camuflagem é usada durante a caça, alguma perseguição ou quando estão parados e não querem ser percebidos por ninguém.
Quanto à alimentação, os dois animais são carnívoros. Os polvos alimentam-se, principalmente, de crustáceos, como caranguejos, camarões e lagostas, de peixes e de moluscos. A maioria desse animais alimenta-se à noite, embora existam espécies diurnas, como é o caso do polvo comum de recife. As lulas também se alimentam de peixes, além de cefalópodes e outros vertebrados, que capturam através dos braços.
Parceria:
Com supervisão de Samuel Strazzer, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.