Alunos

A Filosofia Africana Ubuntu

Comunidade e Humanidade Coletiva

Naa

Escrito por Naara Inácio de Andrade

17 NOV 2023 - 13H23 (Atualizada em 28 FEV 2024 - 09H50)

A filosofia africana Ubuntu, tem ganhado reconhecimento global por sua abordagem única à vida, comunidade e humanidade. A palavra " Ubuntu " surgiu no idioma Zulu e significa “Eu sou porque nós somos”, dando a ideia assim, de que nos humanizamos por meio do outro. E tudo aquilo que cada um faz, ou deixa de fazer, pode interferir e gerar consequências na vida dos demais, destacando a interconexão fundamental entre todos os seres humanos.

Essa filosofia se destaca e toma força no contexto de pós-apartheid na África do Sul, devido a busca pela igualdade universal e respeito às diferenças, com isso o Ubuntu teria muita importância para atender essa necessidade pois em vez de centrar-se no indivíduo isolado, o Ubuntu incentiva uma perspectiva coletiva. Na prática, isso se traduz em cuidar uns dos outros, compartilhar recursos e trabalhar juntos para o bem comum. O que podemos verificar na fala Projeto Nação Ubuntu: "Quando nós servimos a comida que temos para as pessoas comerem, vemos que as crianças, mesmo com fome, querem dividir a comida. Isso é Ubuntu, uma pessoa com fome, mas preocupada em dividir. "

Portanto, o Ubuntu desafia a mentalidade ocidental individualista, propondo uma abordagem mais holística para a vida, onde a prosperidade individual está inseparavelmente ligada à prosperidade da comunidade.

À medida que exploramos os princípios do Ubuntu, somos convidados a refletir sobre como podemos incorporar essa filosofia em nossas próprias vidas. Portanto, a filosofia africana Ubuntu não é apenas um conceito distante; é uma chamada à ação para construirmos comunidades mais fortes e para nutrirmos a humanidade coletiva que todos compartilhamos. Que o Ubuntu sirva como guia em nossa jornada rumo a um mundo mais conectado e solidário.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por:
Naa
Naara Inácio de Andrade

3° ano do Ensino Médio - EEEMI Professora Maria Dolores Veríssimo Madureira - SJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.