Na escola, aprendemos sobre a história da civilização, o descobrimento e a independência contados da mesma forma. Mas qual será a história verdadeira? Como de fato aconteceu? Hoje trataremos da história de um dos heróis brasileiros que lutou pela libertação dos escravos, Zumbi dos Palmares.
Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo que já existiu no Brasil, o Quilombo dos Palmares. Zumbi é reconhecido até hoje como um dos símbolos de resistência e da luta dos negros africanos contra sua escravização no período do Brasil Colonial.
Para falar sobre ele precisamos voltar no tempo - na época da maior vergonha da humanidade - a época da escravidão. Nesse momento Zumbi nasceu livre, e estava com a sua mãe quando houve um ataque feito pelas autoridades coloniais e foi capturado. Após isso, foi entregue para um padre que lhe deu uma educação cristã.
Aos 15 anos aproveitou o tempo durante uma rebelião, fugiu para o Quilombo dos Palmares e conheceu seu tio, o líder Ganga Zumba e com eles começou a aprender técnicas de combate. Foi nesse momento que surgiu o apelido Zumbi dos Palmares, pois a palavra zumbi significa aquele que nunca morre.
Zumbi era um dos mais fortes soldados de Palmares, tornando-se líder após a morte de seu tio. Ele começou uma luta para libertar o povo negro da escravidão e da opressão.
Zumbi dos Palmares lutou muito para que isso se cumprisse, mas infelizmente no dia 20 de novembro de 1695 ele foi assassinado por Domingos Jorge Velho e é por isso que nessa data é comemorado o Dia da Consciência Negra.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.