Por Yasmin Estevam Nogueria | EE Nilce Lima Em Alunos Atualizada em 16 OUT 2020 - 14H17

Artesanato: uma atividade que requer estratégias e dinamismo

Além de poder gerar uma renda extra com essa atividade, conheça um pouco mais sobre alguns dos benefícios do artesanato para a saúde e bem-estar

Toda a atividade humana exige planejamento. Na atividade artesanal, são exigidos muito exercício mental e coordenação motora. Precisa ter boas ideias e muita dedicação. Essas ações promovem exercícios para o cérebro porque é preciso saber os pontos, as medidas e as combinações dos materiais para produzir uma peça que seja útil e que tenha beleza.

O artesanato é uma forma de expressão, uma manifestação artística da individualidade de quem a produz. Nesta matéria vamos destacar alguns dos benefícios de bem-estar promovidos pela arte artesanal.

A produção artesanal envolve sua criatividade e pode se tornar uma ótima maneira de expressar seus sentimentos. A arte promove o autoconhecimento, através dela é possível conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos, levando ao aprimoramento suas habilidades e aptidões.

Segundo pesquisadores, a arte pode servir como tratamento de transtornos psicológicos e para doenças crônicas. A concentração faz parte do processo de produção de uma peça artesanal e isso ajuda no tratamento da depressão e outros transtornos psicológicos, como a ansiedade e o estresse.

Costurar, bordar e cortar auxilia no relaxamento do corpo e da mente e consequentemente reduz os batimentos cardíacos, a pressão arterial e o estresse.

A prática artesanal ajuda a reduzir a dor em pacientes que sofrem de doenças crônicas, pois reduz o uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor.

O artesanato pode se tornar uma fonte de renda extra e muitas pessoas fazem do artesanato sua fonte de renda principal. Antes de encerrar a matéria, assista o vídeo que mostra como fazer um porta-retratos feito com palitos de sorvete.

Materiais necessários: palitos de sorvete, cola quente, tinta para madeira, perolas para decorar e algumas fotos.

Parceria:




Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.

Escrito por
Yasmin Estevam Nogueira  (Arquivo Pessoal )
Yasmin Estevam Nogueria | EE Nilce Lima

Aluna do 6° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Nilce Conceição de Lima, em São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.