Alunos

As inscrições para a Fuvest 2022 ficam abertas até o dia 1º de Outubro, saiba mais sobre o processo

Descubra o que levar na hora da prova, o que estudar e muito mais

Mateus Jo (Arquivo Pessoal)

Escrito por Matheus Jo Haraguchi Hayakawa

17 SET 2021 - 10H51 (Atualizada em 17 SET 2021 - 11H13)

Reprodução: Fuvest USP Fuvest (Reprodução: Fuvest)

O início para as inscrições foi no dia 16 de agosto de 2021, e o fim para essas, será dia 1 de outubro de 2021. Atente-se que para consultar o local de prova da primeira fase é o dia 2 de dezembro de 2021. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado em bancos ou pela internet antes do encerramento do expediente bancário de 05/10/2021 (terça-feira), contanto que o candidato tenha realizado a inscrição até o fim do período.

O candidato deverá apresentar o documento de identidade original em todas as etapas que envolvem o Concurso Vestibular, para a identificação dele.

Documentos que serão aceitos:

Documentos de identidade expedidos pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com foto) e Carteira de Trabalho e Previdência Social. Documentos expedidos por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: carteira do CREA). Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) ou passaporte válido, para o candidato de nacionalidade estrangeira, que comprove sua condição temporária ou permanente no país. Para o candidato que solicitar refúgio no Brasil, será aceito Documento Provisório de Registro Nacional Migratório emitido pela Polícia Federal do Brasil. Para os candidatos autodeclarados indígenas que não forem registrados civilmente como indígenas, é obrigatória a apresentação da Certidão do Registro Administrativo expedida pela FUNAI (RANI).

Documentos que NÃO serão aceitos:

Certidão de nascimento, título de eleitor, carteira ou caderneta escolar, carteirinha de estudante. Documentos de identidade onde conste a expressão “não alfabetizado” também não serão aceitos. Como o candidato não terá acesso a dispositivos eletrônicos durante a realização da prova, versões digitais dos documentos não poderão ser utilizadas.

Ok, eu fiz minha inscrição, mas onde eu provavelmente vou fazer a prova?

As provas da fuvest 2022 acontecerão em uma das cidades a seguir:

Região Metropolitana de São Paulo: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Litoral e Interior de São Paulo: Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Primeira fase:

O local exato de onde a prova será realizada estará disponível no dia 02/12/2021,

A primeira fase será de conhecimentos gerais, no dia 12 de dezembro de 2021, das 13h00 às 18h00. O candidato poderá sair da sala após as 17h00.

A prova será de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química), contendo 90 testes de múltipla escolha.

Chamada para a segunda fase:

Serão convocados para a 2ª fase os candidatos melhor classificados, em número correspondente a 4 vezes o número de vagas da carreira. Ocorrendo empate na última colocação correspondente a cada carreira e modalidade de concorrência (AC, EP e PPI), serão admitidos para a 2ª fase todos os candidatos nessa condição. Os candidatos que obtiverem menos de 30% do valor da prova da 1ª fase serão eliminados do Concurso Vestibular FUVEST 2022 e não poderão participar da 2ª fase. Para 90 questões, 30% correspondem a 27 acertos.

Segunda fase:

O local exato de onde a prova será realizada estará disponível no dia 20/12/2021

A seguir o conteúdo das provas:

16/01/2022 (domingo): Prova de Português e Redação.

17/01/2022 (segunda-feira): Prova de disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.

A duração de cada uma dessas provas será de 4 horas. Não haverá tempo adicional para transcrição de respostas, que deverão ser redigidas em língua portuguesa.

2ª fase: Compreende duas provas de caráter discursivo, realizadas em dois dias para todos os candidatos. No 2º dia, a prova varia de acordo com a carreira.

1º dia: Português (10 questões) e Redação.

2º dia: 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas (6 ou 4 ou 3 questões de cada uma), de acordo com a carreira. Para algumas carreiras, há prova de Habilidades Específicas de caráter eliminatório e classificatório.

Ok, agora eu sei como serão a primeira e a segunda fase, mas o quê eu levo para a prova?

Documento de Identidade: Em todas as provas da 1ª e 2ª fases, incluindo a de Habilidades Específicas, é necessário apresentar o original do Documento de Identidade. A FUVEST poderá excluir do Concurso Vestibular o candidato cuja identificação, nos dias de prova, for impossível. Ver “Documento de Identidade” na seção Inscrições.

Material: É necessário levar caneta esferográfica de tinta azul, de corpo transparente, pois as provas, tanto da 1ª fase quanto da 2ª fase, devem ser feitas à tinta. É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e de borracha, apontador e régua transparente.

Alimentos: O candidato poderá levar, em todos os dias de prova, água e alimentos leves (não precisa levar um “p.f.”). Essa informação poderá ser alterada em virtude da pandemia.

Será que eu passei?

Abaixo estão as datas para a primeira, segunda e terceira chamada.

PRIMEIRA CHAMADA 11/02/2022 (sexta-feira) – Divulgação pela FUVEST

SEGUNDA CHAMADA 25/02/2022 (sexta-feira) – Divulgação pela FUVEST

TERCEIRA CHAMADA 07/03/2022 (segunda-feira) – Divulgação pela FUVEST

LISTA DE ESPERA - MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE 15/03/2022 (terça-feira), das 08h00 até 16/03/2022 (quarta-feira), às 17h00

E quando será a matrícula?

Primeira chamada: 14/02/2022 (segunda-feira), das 08h00 até 17/02/2022 (quinta-feira), às 16h00

Segunda chamada: 28/02/2022 (segunda-feira), das 08h00 até 01/03/2022 (terça-feira), às 16h00

Terceira chamada: 08/03/2022 (terça-feira), das 08h00 até 09/03/2022 (quarta-feira), às 16h00

A confirmação da matrícula para todos os candidatos convocados nas três chamadas regulares ocorrerá nos dias 14, 15 e 16/03/2022 (segunda, terça e quarta-feira), das 08h00 do dia 14/03 até as 16h00 do dia 16/03/2022.

IMPORTANTE!!

Todos os ingressantes na USP deverão confirmar sua matrícula (durante o período definido no calendário) no link encaminhado no e-mail cadastrado no momento da inscrição, sob pena de perda da vaga. Neste ato, o candidato aprovado deverá preencher os formulários eletrônicos de confirmação de matrícula e enviar a documentação exigida, nas datas estabelecidas no calendário, em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF).

Horário de atendimento da Central Unificada de Matrículas: das 08h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira

Para mais informações e informações acesse o site da Fuvest.

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
Mateus Jo (Arquivo Pessoal)
Matheus Jo Haraguchi Hayakawa

1º ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.