A partir do levantamento bibliográfico, percebeu-se como diferentes práticas tais como, pesca, falta de alimentos, colisão de embarcações e poluição, intervém na vida dessa espécie, provocando lesões que resultam nos encalhes.
Em 2021 houve o ápice de encalhes, com 216 casos registrados no litoral brasileiro, tendo como uma explicação possível, a falta de Krill (Euphausiacea, crustáceo) que é a principal fonte de alimentação destes seres. O crescimento de krill depende da existência de algas que crescem em geleiras, porém, por conta do aquecimento global, essa população vem diminuindo, provocando a falta de alimentos. Observa-se também um crescimento da população de baleias a partir da proibição de pesca dessa espécie.
Discussão: A ONG SSB (Sea Shepherd Brasil) reforça a importância do monitoramento de baleias na região litorânea brasileira, a fim de mitigar os casos de encalhes. Logo é imprescindível discutir o impacto das relações antrópicas que agravam a situação, interferindo de certa forma na sobrevivência das baleias.
As Baleias são animais importantíssimos para o ecossistema, uma vez que trazem diversos benefícios, como, fertilizar os mares e estocar toneladas de gás carbônico em seus corpos. Por esses e outros motivos é necessário cessar o impacto humano sobre esses animais, por meio de ações de conscientizações, como a implementação de sinalizadores sobre as regiões litorâneas mais concentradas pelas baleias e os períodos do ano com maior frequência de migração.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.