Alunos

Filme Lightyear e dublagem polêmica

Filme acende debate sobre dublagem e "Teoria da Pixar"

Escola Mariotto (Reprodução)

Escrito por João Marcos Ferrante

09 AGO 2022 - 19H10

Reprodução

No dia 16 de junho será lançado no Brasil o filme Ligthyear. O longa será focado apenas em Buzz, icônico personagem de Toy Story.

Pelo que entendi, será contado sobre um grupo de cientistas, o Comando Estelar, que está fazendo testes para viajar na velocidade da luz. Nesta, Buzz será o piloto da nave espacial que tentará dar a volta no Sol em quatro minutos e depois retornar ao planeta em que eles estão (o Comando Estelar).

Porém, um acidente acontece e Buzz viajará exatos 22 anos, 19 semanas e 4 dias no futuro, onde a antiga base do Comando Estelar foi descoberta e destruída por robôs do soberano Zurg. Agora, Buzz se juntará a um grupo de rebeldes que sobreviveram ao ataque e tentarão acabar com esta guerra.

TEORIA DA PIXAR

De acordo com esta teoria, todos os filmes produzidos pela empresa Pixar pertencem a um mesmo universo. Os longas são exibidos de modo individual, mas, de acordo com a teoria, eles coexistem em uma única realidade.

No universo da Disney, o brinquedo Buzz Lightyear é baseado neste live action. Muito provavelmente, este é o desenho que o Andy, a criança dona do Buzz em Toy Story, assistiu antes de comprar o objeto.

Reprodução
Reprodução
Buzz Lightyear animação

Reprodução
Reprodução
Buzz Lightyear Filme


Contudo, pode ser também uma tentativa da Disney de juntar a série de filmes do Star Wars com todo o resto da grande teoria da Pixar, visto que, depois que guerra fosse resolvida, eles tentariam aperfeiçoar essa tecnologia e buscar novas espécies de vida pelo espaço, diferentes das espécies hostis que aparecem no filme.

Mesmo que alguns possam discordar, é perceptível a semelhança entre as naves usadas em Star Wars e a do Buzz Ligthyear, ou do efeito quando usa o hiper salto na velocidade da luz.

Reprodução
Reprodução
Comparação naves


DUBLADOR PARA BUZZ

O dublador original para o português do Buzz em Toy Story 1 é um homem chamado Guilherme Briggs. Ele não vai dublar o personagem neste filme, justamente para passar a ideia de que o brinquedo do Buzz e o filme do Buzz são coisas diferentes. Entretanto, esta não é a questão.

O grande problema é que o dublador será Marcos Mion, atual apresentador do Caldeirão do Hulk, que por mais que seja famosos e adorado pelas pessoas, ele não é nenhum profissional na parte da dublagem.

Outros filmes da empresa que também foram dublados por pessoas inexperientes, ficaram ruins segundo a própria Disney (por exemplo o filme Rapunzel, que foi horrível na parte da dublagem e causou um certo trauma na comunidade brasileira da Disney). Porém, também existem filmes que foram bons e foram feitos por convidados sem experiência (Star-talent) como por exemplo: “Up, Altas Aventuras”, “Nem que a Vaca Tussa”, “O Galinho Chicken Little” ou até mesmo “Tarzan”.

Portanto, baseado no trailer com a dublagem do Marcos Mion, na minha opinião não tem como ficar perfeito como se fosse algo profissional justamente por ser feito por um famoso sem experiência por uma questão de marketing, mas tenho a impressão que vai ficar bom o bastante ou em outras palavras, aceitável.

Com supervisão de Léo Lenzi, jornalista do Meon Jovem. 





Escrito por
Escola Mariotto (Reprodução)
João Marcos Ferrante

8º ano do ensino fundamental - Escola Estadual José Mariotto Ferreira Major Aviador - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.