Alunos

História do Torii Japonês

Confira mais um texto participante do Meon Jovem

E.E. Major Miguel Naked

Escrito por Samara Regina dos Santos

09 MAI 2024 - 12H48

Divulgação

Esse belo monumento foi inaugurado no ano de 2008, ele foi feito para comemorar os 100 anos da imigração japonesa aqui Brasil, que tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908, trouxe, nessa viagem de 52 dias, os primeiros imigrantes entre Brasil e Japão.

Para marcar esse grande acontecimento, o Torii se destaca pelos seus 17 metros de altura e esse grande monumento foi levantado aqui em nossa cidade em conjunto com um belo jardim japonês em um dos bairros nobres da cidade, o Jardim Aquarius.

Podemos observar que ele é um grande portão, tradicionalmente japonês, mais encontrado na entrada ou dentro de um santuário xintoísta, onde simbolicamente marca a transição do mundano para o sagrado, isto é, enfatiza a importância da pureza, da harmonia e do respeito pela natureza e também dos antepassados.

O Torii na cultura japonesa, é um portal encontrado na entrada de santuários xintoístas e templo budistas, são pintados na cor vermelha e sempre vibrante e podem ser vistos em toda parte, desde pequenos santuários locais até grandes complexos de templos. Ele tem o objetivo de marcar a fronteira entre o mundo material e o espiritual. O Torii divide dois universos, onde também tem o objetivo de unir os mundos, sendo ele uma ponte.

Aqui em São José dos Campos, o Torii após ser revitalizado lá na praça Riugi Kojima, no Jardim Aquarius, que foi um dos membros de uma família Japonesa imigrante aqui no Brasil. A praça que tem este nome em homenagem ao falecido engenheiro e vice prefeito, que faleceu em seu segundo mandato.

A praça do Torii tem cerca de 9.000 metros quadrados e é uma das maiores de São José, foi construída em 2008, também através de uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade nipônica, para comemorar o centenário da chegada da colônia ao nosso país.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por:
E.E. Major Miguel Naked
Samara Regina dos Santos

7º ano do ensino fundamental II - EE Major Miguel Naked - SJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.