Alunos

Meliponicultura

Curiosidades e a importância em criar e preservar as abelhas nativas sem ferrão

Luis Henrique

Escrito por Luis Henrique Chaves dos Santos

10 MAI 2021 - 14H09 (Atualizada em 10 MAI 2021 - 14H36)

Foto: Reprodução

A meliponicultura, juntamente com o interesse pelas abelhas, vem crescendo cada vez mais em todo território brasileiro, tanto pela grande importância das abelhas na polinização quanto pelas curiosidades no manejo e até mesmo pelo fato de conseguir ter produção própria de mel em casa.

E um fator preocupante, que vem trazendo uma série de problemas com as abelhas, boa parte é a falta de cuidado que estamos tendo com as abelhas. Hoje as abelhas sem ferrão são responsáveis por 90% da polinização das plantas que compõem a flora brasileira, que é um cargo insubstituível, sendo também que esse processo ajuda a manter grande parte das espécies de flores/fruteiras que temos hoje.

E POR QUE CRIAR ESSAS ABELHAS NATIVAS ?

Ao criar que seja uma espécie de abelha nativa, você está cumprindo um grande papel na natureza: a preservação.

Falando de preservação é importante ressaltar que também devemos cuidar dos enxames que já estão na natureza, como árvores, troncos, postes padrões de luz, tijolos. Se estas não estiverem obstruindo ou atrapalhando, como é o caso das caixas de luz que pode atrapalhar uma possível manutenção, estes são lugares onde facilmente são encontradas colônias de nativas nos grandes centros urbanos.

Ao avistar um destes enxames na natureza, se ele correr perigo como predação, estando em árvores podres ou caídas é muito interessante contatar algum meliponicultor que possa tomar as devidas providencias. Também é muito comum, encontrar enxames chegando em uma nova moradia, ou já estando em algum ambiente com frequência de pessoas onde os moradores sem conhecimento prévio pensando ser algum tipo de vespa ou abelha que ferroa, tentar jogar veneno, água, ou até mesmo por fogo, nestes casos também e aconselhado que não chegue perto pela possibilidade de ser um enxame de abelhas africanizadas (com ferrão).

E COMO EU POSSO AJUDAR AS ABELHAS ?

Para ajudá-las você pode começar tendo uma caixa racional com um enxame de nativas, além de super legal ter as abelhas, também pela curiosidade nos manejos conhecer como é a estrutura por dentro de um enxame, ver como as abelhas trabalham. Outro ponto que tem despertado interesse em quem inicia na criação é a possibilidade de ter um mel super medicinal e mais legal na sua casa.

Também não podemos esquecer de um passo super interessante: plantar flores. Muitos pensam que é apenas pegar qualquer planta que dê flor, logo estou ajudando as abelhas. Não, não é porque uma planta floresce que essa flor serve para as abelhas, diferente disso temos flores específicas que produzem pólen e néctar para as abelhas e muitas delas lindas e aromáticas.

Se você se interessou, procure saber mais sobre esse assunto ainda tão pouco falado mais super importante:

Página no Instagram: @beeplacemeliponario

Diversos assuntos sobre a criação das nativas indígenas.

Estamos nos preocupando muito em como as abelhas podem influenciar na nossa saúde, mas não estamos levando em consideração em como está a saúde delas.  

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
Luis Henrique
Luis Henrique Chaves dos Santos

3ª ano do ensino médio - Escola Estadual Elmano Ferreira Veloso - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.