O Reino das Astúrias foi fundado no ano de 718 d.C.. Dom Pelayo foi proclamado rei pelos outros nobres, que com ele se refugiaram dos Califados Omíadas. Eles estavam dominando a região onde se encontra, atualmente, Portugal e Espanha, destruindo as igrejas católicas - ou transformando-as em mesquitas - e matando os nobres cristãos.
Uma característica importante da cultura asturiana era sua devoção à Vera Cruz (termo que significa Verdadeira Cruz), referindo-se as relíquias sagradas obtidas pelos asturianos e que para eles eram uma fonte de graças e favores celestiais. O próprio Dom Pelayo teria portado um pedaço da Cruz Verdadeira em suas batalhas, tais relíquias foram posteriormente contidas em relicários.
Mas então, o que esse reino tem a ver com o Brasil?
Acontece que o primeiro nome dado ao Brasil foi Ilha de Vera Cruz, isso porque nossos colonizadores, os portugueses, se entendiam como propagadores do Reino Asturiano. Por isso, não se considera que o reino tenha acabado em 924 d.C., mas sim, que tenha se propagado para outros reinos.
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.