Por Larissa Maria de Souza de Oliveira | EM Profª Braga Em Alunos Atualizada em 13 AGO 2020 - 09H18

Você sabe o que é nitrato de amônio, produto que causou a tragédia em Beirute, no Líbano?

Explosão deixou mais de centenas de mortos e cerca de seis mil feridos

No último dia 4, uma forte explosão ocorreu na região portuária da capital do Líbano, Beirute, e deixou centenas de mortos e cerca de seis mil feridos.

Sabemos que a explosão foi causada pelas chamas de fogos de artifício, que ficavam guardadas no armazém do porto. Por trás dos fogos, tinham cerca de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio, substância usada como fertilizante e em materiais explosivos.

Para se ter uma noção da proporção da explosão, ela foi sentida na ilha de Chipre, a 180 km de Beirute.

O impacto destruiu muitos edifícios e deixou muitos estilhaços. Após a explosão, imagens gravadas mostram pequenas explosões e em seguida houve uma grande formação de calor que destruiu coisas.

Mas afinal, o que é nitrato de amônio?

O nitrato de amônio (NH4NO3) precisa ser produzido industrialmente, ou seja, não é encontrado na natureza de forma sólida.

A substância é feita com a reação de Amônia (NH3) e Ácido Nítrico (HNO3) e normalmente é produzido para ser utilizado como fertilizante.

Ele possui grande quantidade de nitrogênio, que é necessário para as plantas, já que elas não o absorvem por conta própria. As plantas precisam de bactérias presentes no solo, e é aí que entra a ação do nitrato de amônio: para enriquecer o solo, através de substâncias nitrogenadas.

Apesar de ter uma característica que o faz explodir em determinadas circunstâncias, a substância é segura na agricultura, desde que tomadas às precauções necessárias.

E como aconteceu a explosão? O nitrato não explode subitamente, é preciso de um grande gatilho para que a explosão ocorra. Neste caso, a alta temperatura pode ter provocado o incêndio no armazém e consequentemente, a explosão.

Com supervisão de Nicole Almeida

Apoio ao Talento:




Escrito por:
Larissa (Arquivo Pessoal )
Larissa Maria de Souza de Oliveira | EM Profª Braga

Aluna do 8° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professora Homera da Silva Braga, em São José dos Campos

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.