Alunos

MEON JOVEM: Xadrez, um jogo milenar e interdisciplinar

Aluno participante mostra a origem, regras e curiosidades

Arthur Sabino Roque

Escrito por Arthur Sabino Roque

11 MAI 2023 - 16H28 (Atualizada em 11 MAI 2023 - 16H31)

Pixabay

O Xadrez é um jogo de dois jogadores, onde você deve usar estratégias e sua inteligência para ganhar do oponente. Porém, este jogo também pode ajudar a ensinar diversas matérias em sala de aula.

Qual a origem do Xadrez?

Não podemos dizer exatamente quando o xadrez surgiu, mas há várias versões da história. Uma delas, diz que o herói grego Palamedes criou o jogo durante o cerco de Tróia, com o intuito de divertir os soldados. Entretanto, foi no noroeste da Índia que foram encontrados os primeiros vestígios arqueológicos a respeito deste jogo. Aproximadamente no ano 570 d.C, foi criado o Chaturanga (“Jogo dos Quatro Membros”, em sânscrito), o ancestral direto do Xadrez.


Fonte: Saci


Regras

Muitas pessoas acham que as regras do Xadrez são complicadas de entender, mas se simplificarmos os movimentos será muito mais rápido de aprender! O objetivo do jogo é capturar o Rei adversário. Para uma peça capturar a outra, é necessário retirar a peça adversária da casa, ocupá-la e observar se, ao executar o movimento, o próprio Rei não estará em xeque.

O Xeque é a palavra citada quando o Rei está em perigo. Se não há nada que se possa fazer para evitar o xeque, o Rei está em xeque-mate, ou seja, o jogo acabou.

O jogador é obrigado a dizer “Xeque” quando o Rei adversário estiver em perigo, ou “Xeque-Mate” caso o Rei do oponente não possa escapar. Uma peça não pode capturar outra de mesma cor, nem pular por cima (exceto pelo cavalo) ou empurrá-la. Vamos lá:

Bispo


Fonte: Reprodução


O Bispo é uma peça de longo alcance, que anda e captura nas diagonais. Tanto o jogador com as peças brancas quanto o que tem peças pretas possuem dois Bispos, sendo que cada um anda em um tipo de casa. Um dos Bispos anda só em casas brancas, e o outro só anda nas casas pretas. O Bispo, a Torre e a Dama (ou Rainha) são peças de longo alcance, ou seja, pode se mover quantas casas quiser, mas são paradas quando capturam uma peça.

Torre


Fonte: Reprodução


Assim como o Bispo, a torre é uma peça de longo alcance, a diferença é que a Torre só anda e captura em linha reta, nunca na diagonal. É a segunda peça mais forte do jogo e se move apenas de forma horizontal.

Cavalo


Fonte: Reprodução


Esta é uma das peças com movimentos mais complicados do Xadrez. O Cavalo é a única peça que pode saltar por cima das outras peças. Ele anda exatamente três em movimento de L, além de só capturar na casa onde termina o movimento, nunca capturando peças no meio de sua movimentação.


Fonte: Mundi Juegos.


Dama (ou Rainha)


Fonte: Reprodução.


Sendo a peça mais forte do jogo, a Dama consegue se mover pelas colunas, fileiras, diagonais e quantas casas ela quiser! Vai encarar?

Rei


Fonte: Reprodução


O Rei é a peça mais simples de decorar os movimentos no jogo. Anda em todas as direções, mas apenas uma casa por vez. Por ser a peça mais importante da partida, o Rei nunca pode permanecer em posição de xeque, ou seja, posição de perigo. Caso esteja, ele precisa sair imediatamente dessa posição, seja se movimentando para tal, ou sendo "protegido" por outra peça. Se não houver nenhuma saída para ele, o jogo acaba.

Peão


Fonte: Reprodução


O peão é a peça mais numerosa do jogo, há oito deles em cada lado (metade do seu pequeno exército!). Ele anda sempre reto e uma casa por vez, porém na primeira jogada de cada peão você pode andar duas casas. O peão anda reto, mas ele captura apenas nas diagonais para frente, também andando apenas uma casa. Se um peão ficar na frente do outro, ambos ficam “travados”, sem conseguirem se mover.

Posição inicial das peças:


Fonte: Dicas GameZer.


Jogadas especiais:

Roque

O Roque é uma jogada especial onde duas peças se movem ao mesmo tempo. Para executar essa jogada, você precisa que:

1. Nem o Rei nem a Torre que forem executar o movimento tenham se movido no jogo ainda.

2. O Rei não esteja em xeque.

3. Nenhumas das casas entre o Rei e a Torre escolhidos estejam ameaçadas ou ocupadas.

Você vai movimentar o Rei duas casas em direção a Torre escolhida, enquanto a Torre irá se locomover ao outro lado do Rei, e então o Roque estará concluído.

Existe o roque "pequeno" e o "grande". No primeiro o Rei se movimenta duas casa, enquanto no segundo a peça se move três casas. Isso depende para qual lado a jogada será executada. O pequeno acontece quando o Rei vai para a direita, e o grande é quando ele se move para a sua esquerda - no ponto de vista do jogador que detém a cor.

Divulgação/Baquara
Divulgação/Baquara
Jogada "roque" no xadrez


Captura en passant

Neste movimento, um peão poderá capturar o outro sem que ele esteja na sua diagonal. Para isso o peão que será capturado deve ter acabado de avançar duas casas, ou seja, esta será a primeira jogada desta peça, enquanto o peão que irá capturar o outro, deve estar ao lado desta peça. Então o peão irá andar na diagonal na direção da peça adversária, como se fosse capturar alguma peça, e o peão que será capturado deve ser retirado do tabuleiro.

Reprodução/Chess.com
Reprodução/Chess.com


Promoção do Peão

Quando um peão chega à última fileira, ele será promovido para qualquer outra peça que não seja o Rei, de acordo com a vontade do jogador.

Como participar de campeonatos?

Para participar de campeonatos de Xadrez, você deve entrar no site da CBX, a Confederação Brasileira de Xadrez. Entrar na aba “Torneios” então procure por torneios mais próximos da sua região e observe as datas dos campeonatos. Clique aqui para conferir.


Fonte: Jornal Pelicano


Por que o Xadrez pode ser usado como ferramenta de estudos interdisciplinar?

O Xadrez pode ser usado como ferramenta de estudos em diversas matérias como:

História, pois se olharmos mais a fundo na história do Xadrez, podemos ver que as regras do jogo foram mudando de acordo com a cultura de cada povo que, com o passar do tempo, transformaram o antigo jogo de Chaturanga no atual jogo que conhecemos. Saiba mais em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/historia-do-xadrez.

Geografia, pois o jogo de Xadrez foi dado de presente a vários representantes de diversos países, fazendo assim, com que ficasse mundialmente famoso;

Matemática, pois são necessárias estratégias diversas para vencer o oponente;

E Português, pois o jogo possuí um vocabulário único e caso o jogador não o compreenda, não será possível jogar.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por:
Arthur Sabino Roque
Arthur Sabino Roque

7º ano do Ensino Fundamental II - EMEFI Jacyra Vieira Baracho - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.