Brasil

Barragem rompe no Rio Grande do Sul

Governador alerta população sobre os perigos

Escrito por Meon

02 MAI 2024 - 14H55 (Atualizada em 02 MAI 2024 - 16H09)

Redes sociais

Na tarde desta quinta-feira (2), a barragem 14 de julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves (RS), sofreu um rompimento parcial, de acordo com o governo do Rio Grande do Sul.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Os residentes das áreas afetadas são aconselhados a evacuar imediatamente e buscar locais situados pelo menos seis metros acima do nível dos rios. Essa orientação foi transmitida pelo vice-governador Gabriel Souza em um vídeo compartilhado nas redes sociais. A estrutura da ombreira direita da barragem cedeu, aumentando a preocupação de que ocorra um rompimento total, alertou.

Prevê-se que a água seguirá pela bacia do Rio Taquari-Antas, conforme informou o governador Eduardo Leite. Os municípios abaixo de Santa Bárbara, incluindo Santa Tereza e Roca Sales, podem enfrentar aumento no nível da água após o rompimento.

"Efeito não vai ser de devastação", afirmou Leite. O governador fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais e disse que alertas foram emitidos à população para evitar novas ocorrências. Locais foram evacuados, informou Leite. Condições climáticas dificultam os resgates na região. Segundo Eduardo Leite, não há possibilidade meteorológica para que os helicópteros de resgate façam socorro de vítimas na área no momento.

*Em atualização

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.