O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), oficializou nesta sexta-feira (26/9) sua saída do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão ocorre após o União Brasil, partido ao qual é filiado, romper com a base governista.
Sabino entregou a carta de demissão pessoalmente a Lula, durante reunião no Palácio do Planalto. “Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”, declarou o ministro.
Apesar do pedido, Lula solicitou que ele permaneça no cargo por mais alguns dias, para acompanhar a entrega de obras relacionadas à COP30 em Belém (PA), marcada para a próxima quinta-feira (2/10).
O ministro, no entanto, admitiu que gostaria de continuar à frente da pasta: “A minha vontade é clara: é continuar o trabalho que a gente vem fazendo”.
A saída de Sabino marca a 13ª troca de ministro desde o início do governo. A última mudança havia sido na pasta das Mulheres, com a saída de Cida Gonçalves e a entrada de Márcia Lopes.
Entre os cotados para substituir Sabino estão a secretária-executiva Ana Carla Machado Lopes — indicada pelo próprio ministro —, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio.
Outros dois ministros ligados ao União Brasil devem permanecer, por serem considerados indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP): Frederico de Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração).
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Ilhabela inaugura nova piscina olímpica neste sábado (27)
Ação faz parte das comemorações de 220 anos da cidade
Taubaté registrou superávit de R$ 63 milhões até agosto
Números foram apresentados durante audiência pública desta sexta (26)
Negociações de fusão entre Gol e Azul são encerradas
Ações da Azul disparam mais de 20%
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.