Derivado do termo em inglês, em que a tradução literal significa “fora de estrada”, o off road pode ir muito além do seu significado. Embora seja muito usado para designar qualquer prática realizada fora da pavimentação e frequentemente em lugares de difícil acesso, veículos com apelo de aventura nem sempre tem as características reais que uma aventura dessa natureza exige.
+ Leia mais notícias do Litoral Norte
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
De qualquer forma, desde os maiores entusiastas até os iniciantes da prática, o sentido que parece unir todos os adeptos é a liberdade e os desafios que esse mundo oferece. Para cada atividade, existe um mínimo de exigência. Para competições profissionais, por exemplo, talvez seja necessário que o carro apresente uma composição de materiais mais sofisticada que as vindas de fábrica, mas nem sempre.
Nessa tônica, é possível que o aficionado por aventura se interesse tanto quanto prática de diversão nos fins de semana como para a adesão de competições espalhadas pelo mundo. Acompanhe conosco!
Quais os veículos utilizados?
Nas competições e na prática do off road, normalmente as categorias variam entre carros e caminhonetes, motocicletas, caminhões e o UTV - veículo multitarefa também chamado de side-by-side, com funcionamento e estrutura similar a dos quadriciclos.
Quais os tipos de competições e modalidades?
Orientada principalmente por categorias que englobam os veículos já citados, as competições se multiplicam pelo mundo. Em nível nacional, o mais famoso é o Rally dos Sertões. Destaque ainda para o Rally Paris, considerado o mais famoso e desafiador de todos.
Tratando-se das modalidades, as variações são grandes, mas algumas das mais praticadas incluem o rally cross country, o de regularidade e o rally de velocidade. Confira mais especificamente abaixo.
Cross country
Talvez a modalidade mais desafiadora de todas. O cross country é um verdadeiro teste de resistência para máquina e motorista. Funcionando nesses moldes, o objetivo é superar obstáculos naturais e, por esse motivo, exige carros mais robustos. Concluir o circuito desse desafio é, sem dúvidas, uma vitória.
Rally de velocidade
Quando falamos de velocidade, a segurança é um dos fatores primordiais. Capacetes, macacões e luvas são obrigatórios e merecem atenção especial devido ao grau do desafio. É um tipo de prova absolutamente competitiva.
Rally de regularidade
Se antes estávamos falando de velocidade, o ideal nessa modalidade é a precisão. Os competidores recebem uma planilha que deve ser seguida à risca. Todas as informações chegam bem detalhadas. Essa é a porta de entrada do rally. Ao contrário das outras modalidades, os carros nesse tipo de prática, não necessitam de tantos ajustes quanto às anteriores.
O que é preciso para entrar no Off Road?
Além do investimento em um veículo off road, é importante planejar os próximos passos estudando a trilha e os desafios a serem encarados fora de estrada, bem como fazer a manutenção constante do automóvel.
Como lidar com obstáculos e imprevistos?
Ao enfrentar um mundo de desafios é preciso estar sempre preparado para ocorrências como atolamento, derrapagens e resistência para aclives e declives, onde o 4×4 se destaca com as suas características projetadas para a prática.
Porém, mais do que isso, é importante saber quais são os itens básicos de sobrevivência para uma aventura off road. Nunca saia por aí sem uma prancha de desatolamento ou sem cintas de reboque, por exemplo. É com a posse desse tipo de equipamento, que você não ficará na mão.
Uso da tecnologia
Junto com os kits de primeiros socorros e outros itens de sobrevivência, existe aquele que o ajudará a definir rotas e saídas: o GPS.
Aproveite essas dicas e boa aventura!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.