Brasil

Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras é comemorado nesta quarta (26)

Governo oferece curso gratuito à população

Escrito por Meon

26 JUL 2023 - 10H37 (Atualizada em 26 JUL 2023 - 14H25)

Divulgação

Nesta quarta-feira (26), comemora-se o Dia Nacional do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, uma data destinada a eventos que visam divulgar o trabalho desses profissionais e a importância deles na garantia dos direitos linguísticos e da acessibilidade da comunidade surda.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

A profissão de tradutor e intérprete da Libras é regulamentada pela Lei 12.319/2010, exigindo que esses profissionais tenham competência para realizar interpretações entre a Libras e a Língua Portuguesa, de maneira simultânea ou consecutiva.

As atribuições do intérprete e tradutor de Libras incluem efetuar a comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdocegos, e surdocegos e ouvintes, utilizando a Libras para a língua oral e vice-versa.

A Libras não é universal, e diferentes países possuem suas próprias Línguas de Sinais. Apesar de compartilharmos o idioma português com Portugal, a comunidade surda portuguesa se comunica em outra Língua de Sinais. 

A diferença entre intérprete de Libras e tradutor de Libras reside em suas funções específicas. O tradutor de Libras se dedica a traduzir a língua a partir da forma escrita, como a tradução de livros do português para Libras, sendo muito presente na área da educação. Por outro lado, o intérprete de Libras trabalha com a língua falada e sinalizada simultaneamente, fazendo a tradução em tempo real em palestras e reuniões, tornando a comunicação acessível para pessoas surdas.

Algo interessante é que muitos intérpretes de Libras também são surdos, e sua interpretação é reforçada com a ajuda de um intérprete ouvinte para garantir uma comunicação mais fluida.

Esses profissionais desempenham um papel vital na inclusão social e cultural das pessoas surdas, atuando como uma ponte entre a comunidade surda e a sociedade ouvinte. Sua presença em diversos espaços é um direito linguístico, pois a Libras é reconhecida como uma língua oficial no Brasil desde 2002. Em 2010, a profissão de TILS foi regulamentada por lei, que determina a obrigatoriedade de intérpretes em instituições de ensino, órgãos policiais, repartições públicas e outros locais.

Aqui estão alguns locais onde você pode encontrar cursos gratuitos de Libras:

-USP - Universidade de São Paulo

-Escola Virtual do Governo (EVG)

-GINEAD - Instituto Nacional de Ensino a Distância

-Aplicativo Hand Talk

-Librazuk

-Cursou

Além dessas opções, o Governo Federal também oferece gratuitamente o curso de Libras para quem tiver interesse. Para mais informações, clique aqui.

Em Taubaté, o SEDES é a única escola bilíngue para surdos. Confira o vídeo feito pela aluna Giovanna, do 5º ano C.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...