Brasil

Edson Fachin assume presidência do STF com pautas importantes para análise

Ferrogrão e uberização serão temas de discussão

Escrito por Meon

27 SET 2025 - 13H00

Rosinei Coutinho - 20.abr.2017/SCO/STF

Na próxima segunda-feira (29), o ministro Edson Fachin toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e assume a responsabilidade de definir as pautas de julgamento da Corte. Entre os primeiros temas escolhidos estão o futuro da Ferrogrão e a análise sobre a existência de vínculo trabalhista em aplicativos de transporte e entrega.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Na quarta-feira (1º), Fachin já pautou o julgamento do processo que discute a legalidade do projeto da Ferrogrão, ferrovia planejada para ligar o Pará ao Mato Grosso e facilitar o escoamento da produção agrícola. O PSOL questiona a supressão de parte do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para a construção da obra, articulada desde o governo Michel Temer (MDB).

No mesmo dia, o Supremo começa a julgar se motoristas de aplicativos como a Uber têm ou não vínculo de emprego com as plataformas digitais. O caso chegou ao tribunal por meio de um Recurso Extraordinário (RE 1446336), com repercussão geral já reconhecida, e tem Fachin como relator.

Também está previsto para 1º de outubro o julgamento de uma ação da Rappi Brasil, sob relatoria de Alexandre de Moraes, contra decisões que reconheceram vínculo empregatício entre a empresa e um entregador. Já no dia 2, o STF deve analisar duas questões de relevância: se o Estado tem a obrigação de informar ao preso seu direito ao silêncio no momento da prisão em flagrante e se o Ministério Público deve assumir os custos de perícias técnicas que ele próprio solicita em ações civis públicas. Este último processo está sob relatoria do ministro Cristiano Zanin.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.