O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal não pretende retomar o horário de verão em 2025, garantindo que o país está em plena segurança energética.
“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou o ministro durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
Silveira explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tem se reunido mensalmente para avaliar o abastecimento nacional e a modicidade tarifária, princípio que assegura tarifas justas ao consumidor. Segundo ele, não há risco de falta de energia e, portanto, não há justificativa técnica para o retorno do horário de verão.
O ministro destacou ainda que o Brasil continua a apostar em fontes renováveis, como a solar e a eólica, e que o governo lançará leilões de baterias para armazenar energia e compensar a intermitência das fontes limpas.
“Vamos literalmente armazenar vento. O vento e o sol serão armazenados em baterias, o que vai estabilizar o nosso sistema”, explicou.
Silveira também citou os recentes apagões em Portugal e na Espanha como exemplo dos desafios enfrentados por países que dependem fortemente de energias intermitentes, mas garantiu que o sistema brasileiro é robusto e bem planejado.
“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Se fosse necessário, teríamos coragem de implementar o horário de verão. Mas, neste momento, o país não precisa”, concluiu o ministro.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Laboratório clandestino no interior de SP fazia adulteração de uísque de R$ 4 mil
Polícia Civil apreendeu 300 garrafas de bebidas premium
SJC: São Francisco Xavier recebe serviços de zeladoria
Reforma do coreto histórico, recuperação de estradas rurais estão entre as ações
Jacareí realiza aulas de defesa pessoal para mulheres
Inscrições começam nesta quarta-feira (15); são 15 vagas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.