Brasil

Governo descarta retorno do horário de verão em 2025

Alexandre Silveira afirma que o Brasil vive “condição de segurança energética completa”

Escrito por Meon

14 OUT 2025 - 14H20 (Atualizada em 14 OUT 2025 - 15H04)

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal não pretende retomar o horário de verão em 2025, garantindo que o país está em plena segurança energética.

“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou o ministro durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.

Silveira explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tem se reunido mensalmente para avaliar o abastecimento nacional e a modicidade tarifária, princípio que assegura tarifas justas ao consumidor. Segundo ele, não há risco de falta de energia e, portanto, não há justificativa técnica para o retorno do horário de verão.

O ministro destacou ainda que o Brasil continua a apostar em fontes renováveis, como a solar e a eólica, e que o governo lançará leilões de baterias para armazenar energia e compensar a intermitência das fontes limpas.

“Vamos literalmente armazenar vento. O vento e o sol serão armazenados em baterias, o que vai estabilizar o nosso sistema”, explicou.

Silveira também citou os recentes apagões em Portugal e na Espanha como exemplo dos desafios enfrentados por países que dependem fortemente de energias intermitentes, mas garantiu que o sistema brasileiro é robusto e bem planejado.

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Se fosse necessário, teríamos coragem de implementar o horário de verão. Mas, neste momento, o país não precisa”, concluiu o ministro.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.