Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano, o Governo Federal está avaliando a construção de dois aeroportos executivos. A proposta visa atender ao aumento do fluxo de autoridades e voos na região durante o evento, com a expectativa de que as novas instalações estejam operacionais a tempo da COP30.
O primeiro aeroporto está projetado para ser instalado na região metropolitana de Belém, enquanto o segundo será na Ilha de Marajó, localizada a cerca de 140 km da capital paraense. O Ministério do Turismo informou que atualmente estão sendo realizadas análises de viabilidade para a execução do projeto, que tem como objetivo garantir a infraestrutura necessária para o grande evento internacional.
Além dos estudos sobre a infraestrutura aeroportuária, o Governo Federal também anunciou, nesta terça-feira (21), a nomeação do embaixador André Aranha Corrêa do Lago como presidente da COP30, e de Ana Toni, secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), como diretora-executiva da Conferência.
De acordo com Corrêa do Lago, a revisão das metas climáticas de todos os países signatários do Acordo de Paris será um dos maiores desafios da COP30, marcando 10 anos desde a assinatura do tratado em Paris. Outro ponto crucial será o financiamento das ações para combater as mudanças climáticas, tema que tem gerado intensas discussões nas últimas edições da conferência, mas com poucos resultados concretos.
A cidade de Belém já está se preparando para o evento com investimentos significativos em infraestrutura, como a construção de novas vias, com recursos federais de R$ 4,7 bilhões. A capital também se prepara para receber mais de 50 mil pessoas, com melhorias no setor de turismo e outros serviços essenciais para hospedar os participantes.
Ibovespa sobe 1,35% e bate novo recorde
Bolsa brasileira fecha aos 140.928 pontos
Suspeita de tráfico interestadual é transferida para presídio em Tremembé
Ana Lúcia Ferreira, conhecida como Ana Paraguaya, é investigada por ligação com PCC e CV
Europa pode acabar com cobrança por bagagem de mão em voos
Proposta do Parlamento Europeu garante mala de até 7kg sem custo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.