O governo federal anunciou, nesta terça-feira (29), a suspensão de todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades privadas que aplicavam descontos nas aposentadorias e pensões. A decisão, que será válida por tempo indeterminado, ocorre após a Polícia Federal deflagrar uma operação para investigar um esquema de fraudes bilionárias envolvendo descontos indevidos nas aposentadorias.
+Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A suspensão dos convênios foi determinada pela diretora substituta do INSS, Débora Floriano. A medida visa interromper os repasses de recursos às entidades envolvidas e permitir uma reavaliação minuciosa da legalidade e conformidade desses acordos. Caso necessário, serão adotadas medidas corretivas ou até a rescisão definitiva dos convênios.
Os ACTs permitiam que entidades descontassem mensalidades de aposentados diretamente nos benefícios pagos pelo INSS. O esquema de fraudes foi descoberto por meio de investigações internas e da Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF em abril de 2025. Esse esquema envolvia a filiação forçada de aposentados, que passavam a ter descontos mensais entre R$ 45 e R$ 77, sem jamais ter solicitado a adesão.
Após as denúncias, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado pela PF e demitido pelo presidente Lula. Além disso, o diretor de Benefícios do instituto, André Fidelis, também foi exonerado.
+Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A operação da Polícia Federal investiga os empresários responsáveis pelas entidades fraudulentas e apura os danos causados aos aposentados, que foram prejudicados com a cobrança indevida. Em um ano, as entidades investigadas aumentaram seu faturamento em até 300%, mesmo enfrentando mais de 60 mil processos judiciais por descontos ilegais.
DM abre 20 vagas para Programa de Estágio 2026 em SP
DM tem 20 vagas de estágio para 2026 em São José dos Campos e Fortaleza
Previsão do tempo em São José para Terça-feira (28)
Dia será mais frio com máxima de 22°C e mínima de 19°C
São José Basketball vence o Vasco pelo NBB
Joseenses voltam à quadra na quarta-feira (29) contra o Flamengo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.