O jornal "O Globo" publicou nesta quinta-feira (28) dois infográficos com o suposto resultado do segundo turno das eleições, que acontecem no próximo domingo (30). Nas artes, Lula (PT) era eleito Presidente da República e Fernando Haddad (PT) venceria como Governador no Estado de São Paulo.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG
Os resultados exatos consideravam apenas os votos válidos, e mostravam o seguinte desfecho para as eleições nestes locais:
Presidente:
Governador de SP:
A suposta contagem de votos levantou polêmica após grupos pró-Bolsonaro apontarem para um possível acesso do veículo de imprensa aos dados do TSE e ao resultado antecipado das eleições. Com isso, o pleito já estaria previamente definido, de forma irregular.
Entretanto, "O Globo" se pronunciou alegando que o conteúdo divulgado se trata de uma simulação, para testar o mecanismo de contagem de votos, e que foram utilizados resultados hipotéticos. Ainda assim. o grupo entende que a simulação não deveria ter sido publicada e pediu desculpas pelo erro.
O site Aos Fatos apurou a situação e aponta que não seria possível o comprometimento do resultado das eleições por dois motivos principais:
- No dia da eleição é realizado o "teste de integridade", para verificar se o voto digitado é o mesmo que aparece na urna. O procedimento é público e acompanhado por uma empresa de auditoria externa;
- Além do teste, todas as urnas que serão utilizadas precisam imprimir a zerésima, documento que atesta que os equipamentos não registraram nenhum voto antes do pleito, ficando disponível para conferência do público;
O segundo turno das eleições será realizado neste domingo (30) em todo o país, das 8h às 17h (horário de Brasília). Os resultados oficiais serão divulgados após o fechamento das urnas. O Grupo Meon de Comunicação acompanhará todo o processo eleitoral durante o dia.
Confira na íntegra a nota emitida pelo O Globo sobre o caso:
"Perfis publicaram nas redes sociais nesta quinta-feira (27/10) o link dos mapas de apuração do GLOBO para as eleições a presidente e governador no segundo turno. O infográfico exibia todos os candidatos que disputam o pleito com número de votos, percentuais e a chancela de "Eleito" para os primeiros colocados. Os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo, mas, sim, fruto de um teste.
O GLOBO, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do TSE.
A imagem do mapa de apuração que foi divulgada na manhã desta quinta-feira apresentava resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto nos 12 estados em que haverá segundo turno.
Os dados mostravam Lula à frente de Bolsonaro na disputa presidencial. O mesmo ocorreu com correligionários do presidente, como Onyx Lorenzoni (PL), que apareceu à frente de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul, e Marcos Rogério (PL), à frente de Marcos Rocha (União) em Rondônia.
Perfis bolsonaristas publicaram a imagem dos testes em redes sociais na manhã desta quinta-feira e questionaram como o jornal teria tido acesso a resultados com antecedência. O GLOBO reafirma que trata-se de dados hipotéticos exibidos por engano.
Para facilitar o acesso do leitor às informações, O GLOBO, como outros veículos de imprensa, desenvolveu uma plataforma especial, com desenho, apresentação e mecanismo de busca próprios, o que implica em desenvolvimento e programação do sistema. O sistema do GLOBO não interfere na contagem de votos do TSE e portanto em seus resultados.
Antes das eleições, no entanto, a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando. No entanto, eles não deveriam ser exibidos publicamente, o que, infelizmente, ocorreu. O GLOBO pede desculpas pelo erro."
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.