Brasil

Parte da mina da Braskem se rompe sob lagoa em Maceió

Técnicos monitoram o local

Escrito por Meon

10 DEZ 2023 - 15H52 (Atualizada em 11 DEZ 2023 - 11H49)

Divulgação

A Defesa Civil de Maceió informou neste domingo (10) que ocorreu um rompimento em parte da mina da Braskem, que apresentava risco de colapso. O incidente foi perceptível em uma área da Lagoa Mundaú, localizada no bairro do Mutange, como registrado em imagens divulgadas pela Prefeitura.

+ Leia mais notícias do Brasil

 + Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

O local, desocupado desde o primeiro alerta de risco na região, está sob monitoramento constante. Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió, assegurou que não há perspectiva de novos rompimentos na área, indicando que o ocorrido já estava dentro das previsões. Ele enfatizou que a situação agora entrará em um processo de desaceleração.

Os danos ambientais resultantes do rompimento estão sendo avaliados por técnicos, e Nobre destacou a importância de manter distância do local. Um vídeo divulgado evidencia a proximidade do rompimento da mina em relação à margem da lagoa.

Apesar da superfície da mina ter cedido 12,5 cm em 24 horas, um boletim anterior indicou uma desaceleração no ritmo de movimentação do solo. O afundamento total atingiu 2,35 metros de profundidade desde 30 de novembro, com alerta contínuo de risco de colapso até que ocorra estabilização.

A mina em questão é uma das 35 operadas pela Braskem na região para a extração de sal-gema. Nos últimos cinco anos, mais de 14 mil imóveis foram evacuados em cinco bairros de Maceió devido às rachaduras decorrentes da atividade de mineração, impactando aproximadamente 60 mil pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.