A União Europeia e mais nove países suspenderam total ou parcialmente a compra de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A medida segue protocolos sanitários internacionais e afeta diretamente o setor de exportações avícolas do país.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !
Além da União Europeia, África do Sul, Coreia do Sul, Canadá, México, Argentina, China, Chile, Japão e Uruguai confirmaram a suspensão das importações. Segundo o governo canadense, o bloqueio segue os acordos sanitários entre os países. As cargas abatidas antes de 12 de maio ainda poderão ser aceitas.
Entre os países, Japão adotou uma medida mais branda, restringindo apenas as importações provenientes de Montenegro (RS). Já Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul optaram por barrar toda a carne de frango brasileira. África do Sul, China e União Europeia também interromperam o processo de certificação sanitária para o Brasil.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
O Ministério da Agricultura informou que as ações de controle foram intensificadas em um raio de 10 km da granja afetada. Na área de 3 km (perifocal), 29 das 30 propriedades rurais já foram vistoriadas. Na zona de vigilância (de 3 km a 10 km), 238 das 510 propriedades foram inspecionadas. Até o momento, apenas uma suspeita foi identificada, sem impacto no comércio exterior ou risco alimentar.
Na granja com o foco confirmado, todas as aves e ovos foram descartados, e o processo de desinfecção está em andamento. Segundo o ministério, o consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, e o risco de transmissão da doença para humanos é considerado baixo.
Cresce acompanhamento da GCM a mulheres com medidas protetivas, em Taubaté
Projeto Guardiã Maria da Penha ganha reforço de viatura
Bolsa Família de maio começa a ser pago nesta segunda-feira (19)
Veja o calendário completo
SJC: Operação Casa Limpa recolhe mais de 400Kg de entulhos
Ação ocorreu nas regiões central e Sul no último sábado (17)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.