O mês de maio chega com um alerta importante para motoristas, pedestres e todos que compartilham as vias públicas: é tempo de refletir sobre segurança no trânsito. O movimento Maio Amarelo, criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi adotado no Brasil em 2014 e desde então mobiliza campanhas por um trânsito mais seguro.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), promove uma programação especial voltada à educação e fiscalização. A iniciativa inclui operações contra a alcoolemia, ações educativas para pedestres e motociclistas, e alertas sobre os perigos da velocidade, considerada o principal fator de risco em acidentes de trânsito.
“A defesa da vida é uma preocupação constante do Detran-SP, e no Maio Amarelo temos a oportunidade de unir esforços com parceiros que têm o mesmo objetivo que nós: fazer do trânsito um lugar seguro e melhor para todos”, destaca Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do órgão.
Ações no interior
Em Caçapava, a ação “Sinal de Respeito” será realizada nesta quinta-feira (8), das 13h30 às 15h, na Praça da Bandeira, próximo aos calçadões Nellise e dos Correios. A atividade visa conscientizar sobre a importância de respeitar a travessia de pedestres e contará com a distribuição de materiais educativos, como a “mãozinha” de papelão — símbolo do gesto que o pedestre pode usar para pedir passagem com segurança.
Já em São José dos Campos, a ação da sexta-feira (9), das 19h às 20h30, será voltada à prevenção da mistura de álcool e direção. Motoristas e passageiros serão abordados nas proximidades do Bar do Coronel, na rua Francisco Raphael, 298, para a realização voluntária do teste do bafômetro e recebimento de orientações educativas.
Programação na capital
A cidade de São Paulo também participa ativamente da campanha. No Shopping Light, no centro, o público pode vivenciar a experiência de um acidente leve por meio de um simulador de impacto, que simula colisões a 5 km/h. A ação, em parceria com a Artesp e concessionárias como Ecovias Imigrantes, começou no sábado (3) e vai até esta terça-feira (6).
Outras ações estão programadas para os dias 6, 8, 14 e 15, com foco no respeito à faixa de pedestres e na promoção da empatia no trânsito. Nos dias 15 e 16, em parceria com a Abraciclo, será realizado um circuito educativo para motociclistas na sede da associação. Além disso, operações específicas para este público acontecerão em várias cidades do estado, com foco especial em jovens entre 20 e 24 anos — faixa etária mais afetada pelas mortes no trânsito.
Mais fiscalização, menos tragédias
Os dados recentes mostram a intensificação da atuação do Detran-SP. Em abril, o órgão realizou mais de 66,8 mil abordagens e autuou cerca de 2,3 mil motoristas por dirigirem sob efeito de álcool — recorde histórico nas fiscalizações de alcoolemia. Durante o Carnaval, o número de operações aumentou 37% em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando o compromisso da entidade com a preservação de vidas.
O Maio Amarelo busca transformar atitudes e salvar vidas. E, para isso, a conscientização precisa continuar — não apenas em maio, mas durante todos os meses do ano.
Fifa confirma sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
Quatro cidades ficaram de fora da disputa
Dólar sobe para R$ 5,74 após declarações do FED
Ibovespa fecha com leve queda
EUA querem que PCC e CV sejam considerados grupos terroristas
Americanos pedem punições mais duras e mais cooperação contra facções do Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.