Quase 30 banhistas foram salvos de afogamentos nas praias do Litoral Norte de São Paulo no sábado (1º) e no domingo (2), datas em que as cidades da região estão mais cheias por conta do carnaval.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Os números foram divulgados pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) nesta segunda-feira (3). Em todo o litoral paulista, a corporação salvou 84 vítimas de afogamento - não houve mortes.
Na região, São Sebastião foi a cidade que mais registrou vítimas salvas - foram 19 ao todo, em 10 ocorrências diferentes.
Em seguida vem Ubatuba, com 8 vítimas salvas em cinco ocorrências de afogamento, e Ilhabela, com uma vítima salva em uma ocorrência.
Caraguatatuba foi a única cidade do Litoral Norte que não registrou afogamentos neste fim de semana.
Como o carnaval se estende até terça-feira (4) e tendo em vista o calor registrado neste início de março, as cidades da região devem continuar cheias e, assim, o GBMar alerta os banhistas para os risco de afogamento.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Evite afogamentos:
Nunca nade sozinho, prefira nadar acompanhado, seja na piscina ou no mar;
Use colete salva-vidas em passeios de barco e coloque-os nas crianças na praia (ou boias de braço nelas na piscina);
Nade em locais observados por salva-vidas;
Se não souber nadar, verifique a profundidade da piscina antes de entrar. Só entre em piscinas com profundidade abaixo do seu pescoço (que deem pé);
Em locais de correnteza, jamais desobedeça a sinalização do Corpo de Bombeiros;
No mar, em rios e outros locais com correnteza, o ideal é que o nível da água não ultrapasse a cintura do banhista para que ele não seja surpreendido por depressões no solo ou ondas e correntes inesperadas;
Se for para o fundo usando uma boia, jamais a abandone, mesmo que perca o controle da situação;
Caso se sinta em perigo, evite gritar e não nade contra a correnteza para poupar o fôlego e evitar a fadiga. Sinalize pedido de ajuda com os braços e procure boiar.
Não entre na água caso esteja alcoolizado. A bebida alcoólica faz com que o banhista perca seu senso crítico relação ao mergulho.
Brasil gera quase 149 mil vagas com carteira assinada
Setor de serviços lidera contratações
Tarcísio sanciona lei que cria banco de dados de estupradores em SP
Cadastro reunirá informações pessoais, digitais e genéticas de condenados
Rússia diz que negociações dependem da Ucrânia e de ação dos EUA
Peskov afirmou que fim da guerra ainda depende de Kiev, do campo de batalha e da mediação americana
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.