Litoral Norte

Instituto Argonauta devolve 17 pinguins ao mar após reabilitação em Ubatuba

Animais foram resgatados debilitados no inverno

Escrito por Rubens Baracho

09 NOV 2025 - 10H00

Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha realizou, na última quarta-feira (5), a soltura de 17 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) em uma área de alto-mar, a cerca de 120 quilômetros da costa de Ubatuba.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A ação foi conduzida pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e marcou o fim de um longo processo de reabilitação dos animais, que foram devolvidos ao ambiente natural em condições ideais para retomar a migração rumo ao sul do continente.

Segundo a bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do Trecho 10 do PMP-BS, a maioria dos pinguins chegou ao Litoral Norte paulista durante o inverno, trazida por correntes frias. “Eles chegaram cansados, desnutridos e com sinais de hipotermia e desidratação. No Centro de Reabilitação de Descalvado (CRD), receberam cuidados veterinários intensivos, alimentação adequada e acompanhamento diário até recuperarem peso, impermeabilização das penas e comportamento ativo”, explicou.

A escolha da área de soltura contou com o apoio técnico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que forneceu dados de satélite sobre a posição da Corrente do Brasil. A partir dessas informações, o ponto de liberação foi estrategicamente definido próximo à corrente, aumentando as chances de os pinguins encontrarem rotas favoráveis de retorno às suas colônias de reprodução na Patagônia.

O oceanógrafo Hugo Gallo Neto, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, destacou a importância da ação. “Cada animal reabilitado e devolvido ao mar representa o sucesso de uma rede de monitoramento, pesquisa e dedicação de muitas pessoas”, afirmou.

A soltura também contou com o apoio operacional da Mineral Engenharia e Meio Ambiente e do Aquário de Ubatuba durante o transporte e as atividades em campo.

Sobre o Instituto Argonauta

Fundado em 1998, o Instituto Argonauta é reconhecido como Utilidade Pública Municipal e tem como missão a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Atua em projetos de pesquisa, reabilitação da fauna, educação ambiental e gestão de resíduos sólidos.

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma iniciativa vinculada ao licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, sob coordenação do Ibama. O objetivo é avaliar possíveis impactos da exploração de petróleo sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos por meio do monitoramento das praias e atendimento a animais vivos e mortos.

O Instituto Argonauta é responsável pelo Trecho 10, que abrange o litoral entre São Sebastião e Ubatuba, com execução técnica da Mineral Engenharia e Meio Ambiente.

Em caso de avistamento de animais marinhos vivos ou mortos, o PMP-BS pode ser acionado pelo telefone 0800 642 3341.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.