São José recebe, neste sábado, a peça ‘Oju Orum’, em apresentação gratuita
Apresentação será a partir das 19h, no CAC Walmor Chagas


Peça revela as trajetórias de mulheres que viveram algum tipo de violência
DIvulgação
O Coletivo Quizumba traz para São José dos Campos, neste sábado (29), o espetáculo “Oju Orum”. A apresentação, única e gratuita, acontece a partir das 19h, no CAC (Centro de Artes Cênicas) Walmor Chagas, que fica na rua Netuno, 41, no Jardim da Granja. A classificação indicativa é de 14 anos. Interessados devem chegar com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos.
A peça revela as trajetórias de quatro mulheres que viveram algum tipo de violência: Anastácia, Alice, Alzira e Anita.
O objetivo do espetáculo é propor uma reflexão sobre os discursos de poder escondidos no conceito de gênero.
As mulheres
A primeira história é da negra Anastácia – ou Oju Orum, como era seu nome verdadeiro. Uma das versões conta que ela era uma princesa africana trazida como escrava ao Brasil. Inconformada com o destino que lhe foi imposto, rebelou-se contra seus carrascos.
A segunda é Alice, uma adolescente que acabou de virar “mocinha”. Ela vive com o pai no sertão nordestino, tentando se enquadrar nos padrões da mulher de seu tempo – os primeiros anos século 20.
A personagem Alzira tem ideias e desejos contraditórios com o que se espera de uma dama nos anos 70. Grávida, muda-se para o Rio de Janeiro e tenta narrar a própria história.
Já Anita vive em uma periferia de São Paulo e sonha em construir uma casa para a família. Ela está na fase de descobrir a sexualidade. Sua história passa por turbulências quando uma selfie íntima é espalhada nas redes sociais.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
