Seis dias após Mundial, Renzo vence vice-campeão e vai à semi na esgrima do Pan
Se na natação e no atletismo os EUA não enviam ao Jogos Pan-Americanos seus melhores atletas, na esgrima os norte-americanos estão representados pela mesma equipe que disputou o Campeonato Mundial até o último domingo. Isso inclui Daryl Homer, vice-campeão mundial no sabre, que sentiu de perto a evolução recente da esgrima brasileira. Renzo…

Se na natação e no atletismo os EUA não enviam ao Jogos Pan-Americanos seus melhores atletas, na esgrima os norte-americanos estão representados pela mesma equipe que disputou o Campeonato Mundial até o último domingo. Isso inclui Daryl Homer, vice-campeão mundial no sabre, que sentiu de perto a evolução recente da esgrima brasileira. Renzo Agresta o venceu nas quartas de final em Toronto, por 15 toques a 12, está na semifinal da arma e já garantiu o primeiro pódio ao País.
O resultado mostra que a esgrima não é um esporte onde os resultados são óbvios. Homer chegou à semifinal do Mundial, terça-feira passada, ao vencer o líder do ranking mundial, Bongil Gu. O sul-coreano, por sua vez, avançara às quartas de final ao ganhar de Renzo, de virada. E o brasileiro agora ganhou do norte-americano.
Número 18 do mundo, Renzo já é candidato real à medalha nos Jogos Olímpicos do Rio. No Mundial, venceu o ucraniano Andriy Yagodka, que há menos de um mês venceu os Jogos Europeus – o equivalente ao Pan no continente que domina a esgrima. Hoje, o brasileiro não deve nada a ninguém.
Em Toronto, já garantiu ao menos o bronze conquistado no Pan de 2007, no Rio. Na semifinal, às 19h40 (de Brasília) vai enfrentar o canadense Joseph Polossifakis, número 27 do mundo. Na outra chave estão o norte-americano Eli Dershwith (17.º) e o argentino Ricardo Bustamente (40.º). Homer havia eliminado, nas oitavas, o outro brasileiro da chave: William Zeytounlian, por 15 a 8.
No sabre feminino, o Brasil ficou sem medalhas. Karina Lakerbari foi a sexta e última colocada da sua poule (uma fase de grupos que define as ordem dos confrontos eliminatórios). Giulia Gasparini ganhou um dos seis jogos e avançou em quinto na sua Poule. Nas oitavas de final, entretanto, enfrentou a panamenha Eileen Grench, por 15 a 4.
Como país-sede da próxima Olimpíada, o Brasil recebeu oito credenciais para as competições de esgrima, podendo usá-las como quiser, inclusive entrando em uma das quatro disputas por equipes (são necessários três atletas). Renzo Agresta deve obter sua vaga pelo ranking mundial, “liberando” a confederação para usar os convites com outros atletas.
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
