Queijista joseense integra equipe de jurados do IX Prêmio Queijo Brasil, maior evento de queijos artesanais da América do Sul
Concurso reuniu especialistas de todo o país para avaliar um número recorde de produtos e celebrar a excelência da produção queijeira brasileira

A queijista joseense Carla Serrano participou, entre os dias 20 e 24 de julho, do IX Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC). Reconhecido como o maior evento de queijos artesanais da América do Sul, o concurso reuniu especialistas de todo o país para avaliar um número recorde de produtos e celebrar a excelência da produção queijeira brasileira.
Nesta edição, o Prêmio Queijo Brasil registrou números históricos: foram 2.720 amostras inscritas, enviadas por 583 produtores de 347 municípios, representando 19 estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando 20 unidades da Federação. Cerca de 150 jurados e 50 coordenadores de mesa participaram das avaliações técnicas.
Convidada pela organização, Carla Serrano desempenhou três importantes funções durante o evento. Além de atuar como jurada oficial do concurso, foi coordenadora de mesa de julgamento, responsável por conduzir e garantir a padronização das avaliações. Também integrou a Seleção Queijista, grupo de especialistas encarregado de reavaliar todos os queijos medalha de ouro para definir os 12 melhores queijos do Brasil, uma das etapas mais criteriosas e prestigiadas da competição.
Ao longo dos julgamentos, Carla avaliou 46 amostras de queijos, analisando aspectos como aroma, textura, sabor, aparência e equilíbrio sensorial, critérios fundamentais para reconhecer a qualidade dos produtos artesanais.
Entre os produtores participantes estavam importantes representantes de Minas Gerais, como Doces Conquista, de Soledade de Minas, com sua tradicional bala de doce de leite, além das queijarias Pérola da Serra, Queijaria 50 e Almeida Guimarães, de Itanhandu. O estado de São Paulo também marcou presença com produtores de destaque, como a Fazenda Atalaia, de Amparo, e a Queijaria Bolderini, de Pindamonhangaba.
Para Carla Serrano, a participação no IX Prêmio Queijo Brasil representa um reconhecimento de sua trajetória profissional e reforça seu compromisso com a valorização dos queijos artesanais brasileiros. Integrar o corpo de jurados e, especialmente, a Seleção Queijista é uma responsabilidade que exige conhecimento técnico, sensibilidade e imparcialidade, contribuindo para destacar a qualidade e a diversidade da produção nacional.
Representando São José dos Campos em um dos mais importantes eventos do setor, Carla reafirma o protagonismo de profissionais especializados na difusão da cultura do queijo artesanal e no fortalecimento da cadeia produtiva brasileira.

Meon Menu
Rodrigo Cardoso é Jornalista Gastronômico e Gastrônomo Regional À frente da Docardoso Gastronomia, atua há mais de 10 anos conectando gastronomia, pessoas e experiências. Já desenvolveu campanhas para grandes marcas, além de produzir conteúdos digitais, e-books, lives e projetos especiais, como o “…
Os artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Meon, da Revista Metrópole Magazine ou do Grupo Meon de Comunicação.
Posts Relacionados

A Primavera chega à mesa através das Alcachofras


Chef & Empresária Anouk Migotto – Traz 4 Prêmios para nossa região
