Poucos instantes após a decolagem do Boeing 787‑8 Dreamliner da Air India (voo AI‑171) nesta quinta-feira, 12 de junho de 2025, a tripulação emitiu um alerta “Mayday” ao controle de tráfego aéreo antes de perder contato pouco depois de levantar voo da pista 23, conforme confirmado pela DGCA (Direção Geral de Aviação Civil da Índia)
O “Mayday”, repetido três vezes — “Mayday, Mayday, Mayday” —, é o mais alto nível de chamado de emergência em comunicações por rádio, reservado a situações com risco iminente de vida ou destruição da aeronave. Sua origem remonta ao francês m’aider (“ajude-me”) e foi adotado oficialmente no início dos anos 1920 para voos internacionais.
Como funciona o protocolo:
Repetição do código – “Mayday” é pronunciado três vezes para assegurar clareza e reforçar a gravidade da emergência.
Identificação da aeronave – seguido do prefixo ou nome do voo.
Descrição da emergência – explicando o tipo de problema (ex: “incêndio em voo”, “pane crítica”).
Detalhes complementares – posição, número de ocupantes, tipo de ajuda necessária
Após o uso do “Mayday”, o controle aéreo deve priorizar a aeronave, acionando procedimentos de emergência — liberando pista, mobilizando equipes de resgate, bombeiros e ambulâncias — no mínimo tempo possível .
Diferença entre “Mayday” e “Pan-Pan”
Pan‑Pan: sinal de urgência repetido três vezes, utilizado quando há problemas sérios, mas sem risco imediato à vida ou à estrutura da aeronave — por exemplo, uma falha de rotina que pode ser corrigida ou um problema de saúde controlado
Mayday: usada somente quando há ameaça imediata à integridade da aeronave ou das pessoas a bordo — como pane de motor, incêndio, despressurização ou outras falhas catastróficas.
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