Mundo

Pentágono quer conter avanço da China no Canal do Panamá

Secretário afirma que presença chinesa representa ameaça

Escrito por Meon

08 ABR 2025 - 18H00 (Atualizada em 08 ABR 2025 - 20H51)

reprodução

Durante visita oficial ao Panamá nesta terça-feira (8), o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, declarou que o país vai atuar para conter a influência da China no Canal do Panamá. Segundo ele, o governo americano não permitirá que o canal seja utilizado como ferramenta de espionagem ou manipulação por empresas ligadas ao regime chinês.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

“Juntos, vamos recuperar o controle do Canal do Panamá da influência da China. Esse canal não foi construído por eles, não é operado por eles e não será usado por eles como arma. Estaremos ao lado do Panamá para garantir que ele permaneça seguro e acessível a todas as nações”, afirmou Hegseth.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

A visita reforça a preocupação dos EUA com o avanço chinês na América Latina, especialmente em pontos estratégicos como o canal. O secretário também anunciou o fortalecimento da cooperação militar e de inteligência com o governo panamenho, em uma tentativa de blindar a região de possíveis ameaças à segurança global.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.