A Venezuela voltou a reconhecer, nesta segunda-feira (28), os certificados de origem de produtos brasileiros, garantindo a isenção das exportações que entram no país vizinho.
Ao longo da última semana, exportadores brasileiros e importadores venezuelanos foram pegos de surpresa após o Sidunea - sistema da aduaneira da Venezuela - deixar de processar os certificados.
Por acordo bilateral, o comércio entre os dois países é isento de tarifas. Mas, com o não processamento por parte da plataforma, os itens que entraram em território venezuelano nesse meio tempo acabaram onerados.
“A Venezuela é o principal destino das exportações roraimenses. Essa taxação poderia prejudicar fortemente o comércio transfronteiriço, afetando empregos, renda e arrecadação. Com a normalização, os empresários ganham mais segurança para continuar exportando para esse mercado, que é essencial para a economia de Roraima”, escreveu em nota o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).
O coordenador de Negócios Internacionais da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima, Eduardo Oestreicher, informou, após conversa com a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Elena de Uairén, que o Sidunea já foi ajustado e voltou a reconhecer os certificados de origem que acompanham as cargas exportadas.
“O Seniat [espécie de Receita Federal da Venezuela] também retomou a emissão do benefício tributário sobre o imposto ad valorem. Ou seja, as cargas internalizadas na aduana venezuelana já não pagam mais a taxa cheia, e sim, com o benefício previsto. Praticamente todos os produtos estão com isenção de 100% sobre esse imposto”, explicou Oestreicher.
Fontes dizem que o governo venezuelano tratou o episódio como um erro técnico, sem qualquer sinalização de uma motivação política por trás. Por outro lado, também afirmam que o caso contou também com articulação de Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela.
SJC: Zona Azul terá reajuste de 8,3%
Novos valores passam a valer a partir do dia 4 de agosto
São José recebe o Festival Vinhos de Bicicleta em agosto
Evento acontece pela primeira vez com mais de 400 rótulos
CDHU abre 37 vagas de estágio
Processo seletivo também conta com cadastro reserva
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.