Politica

Maduro desafia presença militar dos EUA no Caribe

Ditador afirma: “Nenhum império tocará o solo sagrado da Venezuela”

Escrito por Meon

20 AGO 2025 - 15H30

Reprodução

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu nesta terça-feira (18) à movimentação militar dos Estados Unidos no Caribe. Em discurso televisionado durante reunião com governadores e prefeitos em Caracas, ele afirmou que “nenhum império vai tocar o solo sagrado da Venezuela”.

Maduro estava acompanhado do ministro da Justiça, Diosdado Cabello, e disse que o país está preparado para proteger sua soberania.

“Defendemos nossos mares, nossos céus e nossas terras. Nós os libertamos. Nós os vigiamos e os patrulhamos. Nenhum império tocará o solo sagrado da Venezuela, nem deve tocar o solo sagrado da América do Sul”, declarou.

A declaração ocorre em meio à operação militar americana contra o narcotráfico na América Latina. Segundo a agência Reuters, três navios de guerra dos EUA – o USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson – devem chegar à costa venezuelana nesta quarta-feira (20).

Fontes ligadas ao Pentágono informaram que cerca de 4 mil marinheiros e fuzileiros navais participam da missão, que também conta com aviões espiões P-8, ao menos um submarino de ataque e sistemas de vigilância aérea. A operação deve se concentrar em águas e espaço aéreo internacionais, mas poderá servir de plataforma para ações ofensivas, caso seja tomada decisão nesse sentido.

A escalada aumenta a tensão entre Washington e Caracas, num cenário já marcado por acusações de envolvimento do regime chavista em atividades de narcotráfico e pela crise política e econômica que atinge a Venezuela.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.