Nesta sexta (30) e sábado (01) aconteceu o 2º Fórum Gastronômico Artesanal no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde diversas empresas puderam expor seus produtos feitos artesanalmente.
O evento organizado pela Associação Paulista de Queijo Artesanal, contou com a presença dos renomados chefs Georges Schnyder (Prazeres da Mesa), Érick Jacquin (jurado do Masterchef) e Emmanuel Bassoleil (jurado Top Chef Brasil), além de 40 expositores.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Um dos expositores, Valdecir Marvulle, médico veterinário responsável pelo Capril Salto do Panema, contou à equipe do Meon um pouco de sua história. Valdecir, que possui uma parceria com seu sócio Sérgio Ricardo, disse que o capril era um sonho antigo antes mesmo da aposentadoria, pois queria retomar a tradição da família, que no passado criava cabras e produzia queijo. “A nossa família é do interior, então já tinha propriedade no interior de São Paulo, na cidade de Salto Grande e aí a gente foi lá e começou a construir. Primeiro construímos o capril, com poucas cabras, depois começamos a montar o laticínio para fazer os queijos, e aí veio a pandemia que parou tudo. Mas, depois de 2 anos parado a gente retomou o projeto. Hoje fazemos vários tipos de queijo e o capril cresceu. Temos hospedaria e restaurante. e recebemos turistas e visitantes. Hoje a gente se realiza criando cabras e fazendo queijo”, explica o médico veterinário.
O proprietário ressalta como é a criação de cabras e de vacas, pois a quantidade de leite gerada possui uma grande diferença. “As cabras não são pequenas vacas, elas têm um comportamento completamente diferente. Elas são curiosas, espertas, não comem qualquer coisa e são muito seletivas. Enquanto uma boa vaca pode chegar a dar 40 litros de leite, uma boa cabra chega a dar 4 litros de leite por dia.” Atualmente o cabril conta com 200 cabras e 90% da produção é comercializada em São Paulo.
Mesmo sendo uma empresa jovem, os queijos do Capril Salto do Panema já foram premiados internacionalmente. No concurso realizado em 2022 por italianos em Araxá (MG), o queijo caprino romano que lembra um queijo parmesão e é maturado de 8 a 10 meses, ganhou medalha de bronze, em meio a mais de 1.000 queijos concorrendo. Depois, no mundial realizado por franceses em São Paulo, os proprietários resolveram inscrever todos os queijos que eles produziam. E o mesmo queijo ganhou medalha de ouro, outros 3 queijos ganharam medalha de prata e 2 ganharam medalha de bronze.
Para Valdecir, é gratificante participar do evento em São José dos Campos, pois foi convidado pela Associação Paulista de Queijo Artesanal, quando lhe foi solicitado que cedesse um dos seus queijos para as receitas do concurso gastronômico. “Uma das coisas que eles pediram e que eles gostam é o queijo boursin. Eles queriam usar nas receitas dos cozinheiros que estavam participando do concurso de gastronomia e pediram para a gente ceder nosso queijo para as receitas.”
Para saber onde comprar os queijos, basta entrar no site do capril onde há uma lista de revendedores. Na região do Vale do Paraíba, os produtos podem ser encontrados em Campos do Jordão. Mas Valdecir reforça que a maneira mais gostosa de comprar é visitando o capril: “lá tem pousada e restaurante onde os pratos são todos a base de queijo de cabra e carne de cabrito. Os preços variam de acordo com os revendedores e ficam entre 20 e 50 reais um pedaço de queijo ou um potinho de queijo cremoso que é o boursin.”
Conheça o Capril Salto do Panema:
https://caprilsaltodopanema.com.br/
1/5
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.