A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de muitas pessoas e estabelecimentos, um deles foram os bancos de sangue do estado de São Paulo. Um dos diversos problemas que a Covid-19 pode causar na saúde é o desabastecimento dos bancos de sangue da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), já que menos pessoas estão doando. No inverno o número de doadores diminui, mas pacientes seguem precisando de transfusão.
Muitos doadores antigos pararam de fazer a doação por medo de se contaminar com o novo coronavírus e outros nem começaram a fazer também por medo do contágio. Para incentivar a população a voltar a doar, a Fundação Pró-sangue, que administra todos os bancos de sangue do estado de São Paulo, está realizando o agendamento pela internet, por meio do site do órgão. Com o método de hora marcada, as aglomerações nos bancos de sangue diminuem, protegendo tanto os servidores, quanto os doadores.
A Fundação também relata que todos os centros já contavam com protocolos de saúde e limpeza, mas que eles foram redobrados por conta da Covid-19. “A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Todos esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros”, informou o órgão por meio de nota.
Segundo a instituição, apenas os tipos de sangue A+, AB+ E AB- estão com níveis de estoque aceitáveis no estado. Portanto, para manter o estoque em bons níveis, todos os tipos de sangue são bem vindos à doação. Para agendar, basta acessar o site da Fundação Pró-sangue. Na página do órgão são encontrados os horários de funcionamento de cada banco de sangue do estado, além dos horários e dias disponíveis para doação.
Os requisitos para doar são simples. Basta estar alimentado, mas evitar comer alimentos gordurosos 3 horas antes de doar, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Quanto a idade, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável, enquanto os doadores que tiverem de 61 anos até 69 devem ter feito a primeira doação antes dos 60.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.