A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou, por unanimidade, a criação da Frente Parlamentar de Defesa e Proteção ao Consumidor, proposta pelo vereador Anderson Senna (PL).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A nova frente será composta pelos vereadores Senna (PL), Sidney Campos (PSDB), Lino Bispo (PL) e Sérgio Camargo (PL).
A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o diálogo e a articulação entre o Legislativo, os órgãos fiscalizadores e a sociedade civil, criando um espaço permanente de discussão e formulação de políticas públicas voltadas à defesa do consumidor.
Um trabalho integrado por mais direitos
A Frente Parlamentar atuará em cooperação com o Procon Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, associações civis e demais entidades de proteção ao consumidor.
Entre suas metas estão o combate a práticas abusivas, propaganda enganosa, fraudes no comércio eletrônico, violação de dados pessoais, cobranças indevidas, venda casada e golpes financeiros, além de propor medidas preventivas e projetos de lei que fortaleçam a segurança das relações de consumo.
Segundo o vereador Anderson Senna, a criação da Frente representa “um passo importante na defesa dos direitos de quem mais precisa — o cidadão. O consumidor é o elo mais vulnerável da relação de consumo e precisa ter suas garantias respeitadas e protegidas.”
Inovação e tecnologia a favor do cidadão
A proposta também prevê o fomento ao uso de tecnologias avançadas na área de proteção ao consumidor, estimulando a criação de sistemas integrados de atendimento e fiscalização e o desenvolvimento de soluções digitais para denúncias, acompanhamento de reclamações e transparência nas relações de consumo.
Compromisso com a qualidade de vida e o consumo responsável
Para o vereador Senna, o fortalecimento da política de defesa do consumidor é também uma forma de melhorar a qualidade de vida da população e promover um consumo mais consciente e equilibrado.
“Nosso objetivo é garantir que São José dos Campos continue sendo uma cidade de vanguarda — não apenas na tecnologia e inovação, mas também na proteção de seus cidadãos”, destacou Senna.
Um novo capítulo para a defesa do consumidor
A Frente Parlamentar de Defesa e Proteção ao Consumidor nasce com o compromisso de ser um organismo dinâmico, colaborativo e moderno, pronto para responder aos desafios das novas relações de consumo e aos impactos das transformações digitais no cotidiano dos cidadãos.
A iniciativa reforça o papel da Câmara Municipal como instrumento de diálogo, fiscalização e construção de soluções concretas para a população joseense.
Babá e criança são feitas reféns durante assalto a casa no Jardim Paulista
Crime ocorreu na tarde de quarta-feira (22) na Rua Maestro Elias
SJC: Câmara aprova por unanimidade abertura de programa de anistia de multas e juros
Interessados têm até 30 de novembro para aderirem
São José terá 2 voos de carga semanais da Europa
Aeroporto ganha nova frequência para Bruxelas a partir de domingo (26)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.