Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 08 JUL 2020 - 12H23

Candidato ao MEC, reitor do ITA deve conversar com Bolsonaro nesta quarta-feira

Anderson Correia já foi cotado para ser ministro da Educação em outras oportunidades

Arquivo/Meon
Arquivo/Meon


Buscando um nome para o Ministério da Educação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve conversar com o reitor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Anderson Correia, nesta quarta-feira (8). A reunião deve ser feita por ligação ou por videoconferência. 

De acordo com as informações divulgadas pela CNN, Anderson Correia foi avisado por auxiliares de Bolsonaro para se preparar para uma reunião com o presidente. A conversa entre os dois deve ser feita por telefone ou videoconferência, uma vez que o chefe do executivo foi contaminado pelo novo coronavírus. Correia é um dos candidatos a assumir o Ministério da Educação, nos últimos dias Bolsonaro já conversou com outros possíveis ministros, como o pastor Milton Ribeiro, que é membro da Comissão de Ética Pública da Presidência e também o Major Vitor Hugo (PSL-GO), que é o líder do governo na Câmara.

Anderson Correia foi presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) até o fim de 2019, quando voltou a dirigir o ITA – cargo que ocupava antes de assumir a presidência da coordenação. Ele também fez parte do grupo que discutia a educação ainda na transição do governo, entre 2018 e 2019.

O nome de Correia já foi cogitado para o cargo após a demissão de Ricardo Vélez e, posteriormente, a de Abraham Weintraub. O nome do atual reitor do ITA tem o apoio de integrantes da ala militar do governo e de parlamentares evangélicos, mas encontra resistência da ala ideológica e dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Bolsonaro ainda não tem data para anunciar o quarto ministro da Educação, em um ano e sete meses de mandato. Ainda assim a expectativa do chefe do executivo é divulgar o nome do escolhido o mais breve possível. Em coletiva feita nesta terça-feira (7) Bolsonaro afirmou que: “Não posso falar (o nome do mais cotado), o mundo cai na cabeça do favorito, todo mundo vai pra cima dele”. Afirmou Bolsonaro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.