Um cartaz escrito em linguagem neutra causou polêmica em uma escola de Ubatuba nesta quinta-feira (3), data que marcou o início do ano letivo na cidade.
No papel, grudado em uma parede da Escola Estadual Professora Dionisia Bueno Velloso, no bairro Perequê-Açu, o cartaz recepcionava os alunos com os dizeres “Bem-Vindes”.
O episódio causou repercussão na cidade, já que, desde do ano passado, uma lei municipal proíbe o uso da linguagem neutra em instituições de ensino da rede pública e privada.
“Achamos um absurdo. Essa é uma tentativa de modificar ainda mais a complexa gramática brasileira, com uma justificativa totalmente infundada. A palavra todos inclui de forma ampla todos os gêneros e denominações. O que parece existir é uma tentativa de coagir nossas crianças a falarem de maneira inadequada em prol de uma ação meramente ideológica”, afirmou o vereador José Roberto Monteiro Junior (Podemos), autor da lei que proíbe a linguagem neutra nas escolas.
Através do Twitter, o candidato a vereador derrotado em 2020 Matheus Ballio se referiu ao cartaz como "modinha", além de afirmar que irá acionar a Secretaria da Educação para a retirada da mensagem.
A reportagem do Portal Meon entrou em contato com o colégio, mas até o momento não recebeu o retorno com o posicionamento a respeito do episódio.
Santander abre vagas para Trainee 2026 com foco em STEM
Inscrições vão até 1º de setembro para graduados de 2022 a 2025
Previsão do tempo nesta quarta-feira (30) em São José
Previsão indica céu com poucas nuvens e máxima de 22°C
Passeios exclusivos em Nova York
O que fazer quando você busca uma experiência única
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.