Por Meon Em RMVale Atualizada em 26 JAN 2022 - 10H49

Vídeo: casinha comunitária para cachorros é incendiada na estrada do Jaguari em São José

Estrutura servia para abrigar animais que eram abandonados na região

Uma casinha comunitária para cachorros foi incendiada na última sexta-feira (21) na Estrada do Jaguari, zona norte de São José dos Campos.

A estrutura estava instalada ao lado de um ponto de ônibus, e, segundo Daniana Martins, responsável pelo Aubrigo da Tia Dany, um abrigo de cães sem fins lucrativos, animais, principalmente cachorros, eram abandonados com frequência no local.

"Essa casinha é uma novela para gente. Ela serve como um suporte para animais que são abandonados. Já perdemos a conta de quantos animais já recolhemos na Estrada do Jaguari. Mas como não temos apoios de órgãos públicos ou da Prefeitura, fica muito difícil para recolhermos todos. Por isso, a casinha servia como um ajuda a eles, até nós conseguirmos disponibilizar um lar temporário ou adoção", afirmou Daniana.

Segundo ela, o autor do incêndio não foi identificado, mas disse que há um morador da região que já manifestou insatisfação com a estrutura.

"Nós suspeitamos de um morador, que já brigou com a Prefeitura para a remoção da casinha. [...] Infelizmente, por não ter câmeras no local, não podemos provar. Os vizinhos também falam deste morador", completou. 

O vídeo foi enviado ao abrigo na sexta-feira, por volta das 23h30. O fogo também se alastrou para um entulho que estava no local e destruiu parte do ponto de ônibus. Um cachorro que estava na casinha ficou desabrigado após a ocorrência. 

"Estamos cobrando a Prefeitura para colocarem uma câmera no local, mas como é uma estrada, imaginamos que será difícil isso acontecer".

Em nota, a Prefeitura de São José informou que "lamenta o ocorrido, mas infelizmente o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) não pode acolher os animais ou atuar no caso específico, considerando que o recolhimento acontece para animais que sejam agressivos, estejam doentes ou apresentem riscos ao ser humano. A Prefeitura realiza diversas ações para diminuir o abandono, castrações de cães e gatos, feiras de adoção, para a educação de posse responsável, entre outras". 




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.