RMVale

Celso Florêncio enaltece capacidade financeira de Jacareí

Secretário de Governo e Planejamento visita o Meon

Escrito por Meon

20 DEZ 2023 - 14H58

Divulgação/MEON

O Secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio, visitou as instalações do MEON e foi entrevistado no Podcast, onde falou de sua trajetória e ações de sua pasta.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

Nascido em Jacareí, no Parque Santo Antônio, filho de uma professora e de um topógrafo, Celso cursou economia na Universidade de São Paulo e fez Mestrado e Doutorado na FGV no Rio de Janeiro.

A escolha do prefeito Izaias Santana (PSDB) para esta Secretaria foi técnica e não política, o que geralmente acontece nos cargos nomeados ou aqueles de confiança. "Meu perfil é mais técnico, vim da área acadêmica, trabalhei em consultoria, inclusive com o prof. José Roberto Mendonça de Barros, do PSDB histórico, mas não na área política. E esse convite foi muito bom para eu voltar à Jacareí. Tinha ficado dez anos fora", conta Florêncio.

"Minha entrada na Prefeitura foi interessante. Conheci o Izaias e ele me convidou para assumir a Secretaria de Governo. Ele mal me conhecia. Foi um grande desafio. A Secretaria era pequena e fui implantando elementos necessários, como a Escola de Gestão para dar treinamento aos funcionários públicos, melhoria no processo licitatório e criamos o controle interno. A melhor forma de você combater as irregularidades é dar transparência a todo o processo" explica.

A Secretaria de Governo absorveu o Planejamento, tornando-se uma única Secretaria sob o comando de Celso, que como economista também acompanha de perto os números do município. Segundo o secretário, "desde 2017 todas as contas públicas de Jacareí são aprovadas pelo Tribunal de Contas, tanto que o município é referência para o Tribunal de Contas da União, e mantem as notas A e B do Tesouro Nacional, o que significa responsabilidade fiscal e grande possibilidade de investimento para a cidade" garante.

Como Jacareí tem as contas em dia e capacidade financeira foi possível buscar empréstimo junto ao CAF - Banco que trabalha com financiamento para municípios da América Latina - para a realização de várias obras. O município tem serviços em andamento na área de infraestrutura urbana. "Estamos fazendo um grande trabalho de drenagem e canalização em diversos locais para evitar enchentes. Este é um desafio histórico que não conseguiríamos resolver com recursos próprios, que têm como prioridades a saúde e educação. Com o empréstimo é possível fazer estas obras que irão atender a cidade nos próximos 50 ou 100 anos", diz o secretário.

Pensando no futuro, o secretário de Governo e Planejamento prevê investimentos no plano viário, pois, Jacareí é uma cidade antiga, com ruas estreitas. "Temos todo o esboço de um anel viário que esperamos concluir em 10 anos, com iluminação, calçadas acessíveis, ciclovia, a fim de melhorar a mobilidade e qualidade de vida das pessoas", conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...