Um grupo formado por sete artistas e educadoras de Pindamonhangaba, com o objetivo de fundar caminhos e desenvolver ações culturais, se juntaram e criaram a Severina Cia de Teatro.
Fundada em 2016 pela atriz Laila Gama, a Companhia atualmente conta com um coletivo de sete mulheres (Bruna Carvalho, Hérica Ferreira, Laila Gama, Natasha Curuci, Pétala Rodrigues, Raquel Silva, Vânia Freire). Yaga: uma história para crianças corajosas, é o primeiro espetáculo infantil estreado em 2017 e que já passou por várias cidades dentro e fora do estado de São Paulo.
Além das produções teatrais profissionais, a companhia desenvolve eventos pedagógicos culturais como a “Semana do Brincar”, oficinas, contações de histórias, apresentações musicais, além de atividades recreativas.
No ano de 2020, por conta da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, os eventos como festivais e oficinas foram todos cancelados. De acordo com a produtora e atriz, Raquel Silva, as artistas da Cia durante o isolamento se uniram, encontrando uma forma de adaptar o teatro em forma de vídeo, assim criaram o projeto “ Tem história no meu quintal”. A peça se trata de um experimento de contação de histórias com elementos naturais. Um convite pra entrar no mundo lúdico da criança e seu quintal.
A criação foi realizada durante o período de isolamento social, com a intenção de participar do edital Respirarte da Funarte, no qual a Cia Severina foi contemplada, e também pela lei Aldir Blanc.
A Cia Severina diz que, "A satisfação pessoal de cada artista envolvido e ativo nesses projeto, reacende a confiança em acreditar que estamos no caminho certo. E que a nossa arte é o que nos movimenta e mantém nosso pulsar."
A apresentação da peça 'Tem história no meu quintal' está disponível na plataforma do YouTube de forma gratuita neste link, até o domingo (23). Depois, o grupo irá participar do Edital Respirarte, onde para se inscrever não é permitido vídeos divulgados em aberto.
SINOPSE
Dizem que no quintal muitas crianças brincam e exploram histórias. Seja inventando ali no instante da brincadeira, ou experimentando e recontando no próprio corpo e ambiente as histórias que já escutou. Aqui é exatamente assim! Além de pássaros, jabuticabeiras, caramujos e uma criança muito curiosa, vivem fábulas de todos os tipos, de todos os tempos e até de outras culturas!
A menina que vive neste quintal procura em cima das árvores, na grama ou na sombra das folhas de taioba alguém para compartilhar essas aventuras. Em cada uma, reconhece e reflete sobre aspectos de sua própria vida: a tristeza, a saudade, a solidão e o medo. Aprende a lidar com esses sentimentos e transformá-los em alegria, encontro, sabedoria. Ela estende as suas mãos e convida a todos para que percorram com ela esse caminho de descobertas.
Nestes três primeiros episódios a menina se encontra com o Patinho feio, com Vassalisa e a Mais inteligente que o rei.
Uma aposta leva R$ 50,7 milhões na Mega-Sena
Próximo sorteio será na quinta-feira (3)
Senado aprova uso do fundo do pré-sal para habitação
Medida autoriza aplicação de R$ 15 bilhões no Minha Casa
Novas regras para o Pix entram em vigor com foco em segurança
Bancos devem cruzar dados com a Receita Federal
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.