RMVale

Cia de Teatro de Pindamonhangaba se reinventa durante pandemia e produz peça interativa virtual para crianças

A peça é um experimento de contação de histórias com elementos naturais, para entrar no mundo lúdico da criança e seu quintal

Escrito por Fernanda Niquirilo

22 MAI 2021 - 13H24 (Atualizada em 22 MAI 2021 - 14H24)

Foto: Divulgação cia de teatro Severina (Foto: Divulgação)

Um grupo formado por sete artistas e educadoras de Pindamonhangaba, com o objetivo de fundar caminhos e desenvolver ações culturais, se juntaram e criaram a Severina Cia de Teatro.

Fundada em 2016 pela atriz Laila Gama, a Companhia atualmente conta com um coletivo de sete mulheres (Bruna Carvalho, Hérica Ferreira, Laila Gama, Natasha Curuci, Pétala Rodrigues, Raquel Silva, Vânia Freire). Yaga: uma história para crianças corajosas, é o primeiro espetáculo infantil estreado em 2017 e que já passou por várias cidades dentro e fora do estado de São Paulo.

Além das produções teatrais profissionais, a companhia desenvolve eventos pedagógicos culturais como a “Semana do Brincar”, oficinas, contações de histórias, apresentações musicais, além de atividades recreativas.

No ano de 2020, por conta da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, os eventos como festivais e oficinas foram todos cancelados. De acordo com a produtora e atriz, Raquel Silva, as artistas da Cia durante o isolamento se uniram, encontrando uma forma de adaptar o teatro em forma de vídeo, assim criaram o projeto “ Tem história no meu quintal”. A peça se trata de um experimento de contação de histórias com elementos naturais. Um convite pra entrar no mundo lúdico da criança e seu quintal.

A criação foi realizada durante o período de isolamento social, com a intenção de participar do edital Respirarte da Funarte, no qual a Cia Severina foi contemplada, e também pela lei Aldir Blanc.

A Cia Severina diz que, "A satisfação pessoal de cada artista envolvido e ativo nesses projeto, reacende a confiança em acreditar que estamos no caminho certo. E que a nossa arte é o que nos movimenta e mantém nosso pulsar."

A apresentação da peça 'Tem história no meu quintal' está disponível na plataforma do YouTube de forma gratuita neste link, até o domingo (23). Depois, o grupo irá participar do Edital Respirarte, onde para se inscrever não é permitido vídeos divulgados em aberto.

SINOPSE

Dizem que no quintal muitas crianças brincam e exploram histórias. Seja inventando ali no instante da brincadeira, ou experimentando e recontando no próprio corpo e ambiente as histórias que já escutou. Aqui é exatamente assim! Além de pássaros, jabuticabeiras, caramujos e uma criança muito curiosa, vivem fábulas de todos os tipos, de todos os tempos e até de outras culturas!

A menina que vive neste quintal procura em cima das árvores, na grama ou na sombra das folhas de taioba alguém para compartilhar essas aventuras. Em cada uma, reconhece e reflete sobre aspectos de sua própria vida: a tristeza, a saudade, a solidão e o medo. Aprende a lidar com esses sentimentos e transformá-los em alegria, encontro, sabedoria. Ela estende as suas mãos e convida a todos para que percorram com ela esse caminho de descobertas.

Nestes três primeiros episódios a menina se encontra com o Patinho feio, com Vassalisa e a Mais inteligente que o rei.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.