A passagem de um ciclone extratropical pela região na madrugada deste sábado (8) provocou chuvas fortes e ventania em cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas quedas de árvores — algumas sobre casas — e destelhamentos, mas não houve vítimas.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Em São José dos Campos, os ventos chegaram a 109 km/h, o maior índice registrado em todo o estado de São Paulo. O município superou Ourinhos (93 km/h) e a capital paulista (80 km/h) em intensidade das rajadas.
Ocorrências na região
Segundo balanço da Defesa Civil, as principais ocorrências foram:
Taubaté: uma árvore caiu sobre uma casa no bairro Jardim Maria Augusta; ninguém ficou ferido.
São José dos Campos: 13 quedas de árvores foram registradas nos bairros São Judas Tadeu, Chácaras Reunidas, Dom Bosco, Jardim Aeroporto, Jardim Imperial, Bosque dos Ipês, Jaguari, Bairrinho, Novo Horizonte, Serrote, Campos de São José, Freitas e Estrada do Imperial.
Santa Branca: dez quedas de árvores e 20 casas destelhadas.
Jacareí: cinco quedas de árvores, uma casa destelhada, um alagamento e uma queda de telha sobre a fiação elétrica.
São Luiz do Paraitinga: queda de árvore no km 17,6 da Rodovia Oswaldo Cruz, sentido Taubaté. O DER informou que o acostamento segue interditado, mas sem registro de congestionamento.
São Sebastião: quedas de árvores em diferentes pontos — quatro na Costa Sul, uma na região central e uma na Costa Norte. Também houve falta de energia em alguns bairros. A prefeitura informou que as equipes seguem nas ruas fazendo vistorias; não há feridos ou desabrigados.
Alerta antecipado
A Defesa Civil estadual havia emitido na noite de sexta-feira (7) um alerta severo para risco de chuva forte e ventania em todas as 46 cidades do Vale do Paraíba. O aviso foi enviado por meio do sistema “cellbroadcast”, que exibe mensagens diretamente na tela dos celulares.
O texto informava: “Condições para chuva e rajadas de vento forte nas próximas horas e ao longo de sábado (8). Evite áreas abertas e busque abrigo se necessário.”
De acordo com o órgão, o alerta foi emitido devido ao avanço do ciclone extratropical em direção ao Litoral Norte, com reflexos em toda a região do Vale do Paraíba. A Defesa Civil reforça que a população deve evitar áreas com risco de queda de árvores ou estruturas frágeis e acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em caso de emergência.
Ilhabela recebe a 11ª Travessia do Canal neste domingo (9)
Prova de 3,8km entre São Sebastião e Ilhabela terá mil atletas
São José realiza 4ª Etapa Intercentros de Natação neste domingo (9)
Competição reúne 300 alunos de 15 centros esportivos
Caminhão perde o controle e atinge casa em Campos do Jordão
Uma pessoa morre e duas ficam feridas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.