


A Climatempo aproveitou a 6ª RM Vale TI para lançar sistemas meteorológicos como a grande novidade da empresa, o aplicativo 'Pédagua', para monitoramento de alagamentos.
Desenvolvido, inicialmente para o município de São Paulo, o aplicativo permite ao usuário desviar de rotas com alto risco de alagamento e também reportar pontos de alagamento detectados.
O aplicativo está integrado a dados do Waze e também a radares meteorológicos próprios de alta precisão no acompanhamento das chuvas na cidade.
O Pédagua relaciona dados de radares, estações meteorológicas e satélites, além de depoimentos de usuários, para oferecer previsões de curtíssimo prazo e alertas de riscos hidrometeorológicos, ajudando a evitar transtornos com chuvas fortes, enchentes, quedas de raios e rajadas de vento.
O aplicativo, utiliza tecnologia de ponta para oferecer informações assertivas com até uma hora de antecedência. Por meio de machine learning e inteligência artificial, a ferramenta é atualizada a cada cinco minutos, a partir da correlação de informações.
Financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), o projeto do Pédagua integra uma iniciativa muito mais ampla para desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. O investimento foi de R$ 1,3 milhão.
Após a implantação da iniciativa na região metropolitana de São Paulo, o aplicativo deve ser expandido para outras cidades do país.
“A tecnologia que foi desenvolvida para suportar esse aplicativo pode ser reportada para qualquer lugar do mundo. A ideia é levarmos essa tecnologia para os centros urbanos e para as defesas civis para que os órgãos do governo possam utilizar esse tipo de tecnologia em benefício da sociedade”, comenta Nil Nunes, diretor comercial da Climatempo.
A Climatempo também apresentou toda tecnologia de monitoramento de condições ambientais desenvolvida no LABs Climatempo, área de inovação sediada no Parque Tecnológico São José dos Campos, aplicada para diversas indústrias e setores afetados pelas condições do tempo.
A empresa mostrou outras soluções como o monitoramento em tempo real para raios e serviços de monitoramento de chuvas para fazendas.
Relatora vota pela cassação da chapa de Claudio Castro no TSE
Governador do RJ é acusado de por abuso de poder político e econômico
Vaticano afirma que foi Jesus, não Maria, que salvou o mundo
Conclusão veio de novo decreto aprovado pelo papa Leão XIV
SJC: Grupo de Dança Independente conquista prêmio na Argentina
Joseenses encantaram Buenos Aires com originalidade
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.