A Climatempo aproveitou a 6ª RM Vale TI para lançar sistemas meteorológicos como a grande novidade da empresa, o aplicativo 'Pédagua', para monitoramento de alagamentos.
Desenvolvido, inicialmente para o município de São Paulo, o aplicativo permite ao usuário desviar de rotas com alto risco de alagamento e também reportar pontos de alagamento detectados.
O aplicativo está integrado a dados do Waze e também a radares meteorológicos próprios de alta precisão no acompanhamento das chuvas na cidade.
O Pédagua relaciona dados de radares, estações meteorológicas e satélites, além de depoimentos de usuários, para oferecer previsões de curtíssimo prazo e alertas de riscos hidrometeorológicos, ajudando a evitar transtornos com chuvas fortes, enchentes, quedas de raios e rajadas de vento.
O aplicativo, utiliza tecnologia de ponta para oferecer informações assertivas com até uma hora de antecedência. Por meio de machine learning e inteligência artificial, a ferramenta é atualizada a cada cinco minutos, a partir da correlação de informações.
Financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), o projeto do Pédagua integra uma iniciativa muito mais ampla para desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. O investimento foi de R$ 1,3 milhão.
Após a implantação da iniciativa na região metropolitana de São Paulo, o aplicativo deve ser expandido para outras cidades do país.
“A tecnologia que foi desenvolvida para suportar esse aplicativo pode ser reportada para qualquer lugar do mundo. A ideia é levarmos essa tecnologia para os centros urbanos e para as defesas civis para que os órgãos do governo possam utilizar esse tipo de tecnologia em benefício da sociedade”, comenta Nil Nunes, diretor comercial da Climatempo.
A Climatempo também apresentou toda tecnologia de monitoramento de condições ambientais desenvolvida no LABs Climatempo, área de inovação sediada no Parque Tecnológico São José dos Campos, aplicada para diversas indústrias e setores afetados pelas condições do tempo.
A empresa mostrou outras soluções como o monitoramento em tempo real para raios e serviços de monitoramento de chuvas para fazendas.
Pagamento de adicionais a servidores gera polêmica em Taubaté
Prefeito Sérgio Victor explica medidas a serem adotadas
BRICS desafia hegemonia ocidental com nova configuração global
Bloco ganha novos membros
Anvisa proíbe venda de azeite Vale dos Vinhedos por irregularidades
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.