RMVale

Como serão as escolas integrais da RMVale?

Mais de 40 escolas da região passarão a atuar como instituições de ensino integral; Secretaria de Educação se prepara para a inauguração em 2022

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

03 AGO 2021 - 19H50 (Atualizada em 03 AGO 2021 - 20H45)

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Depois de ter incluído 49 escolas da RMVale no PEI (Programa de Ensino Integral) e mais de 700 em todo o estado, o Governo de SP se prepara para inaugurá-las em 2022. Esta modalidade de ensino abrange 1.855 escolas em todo o estado. O programa já existe desde 2012.

O Portal Meon entrevistou a coordenadora de Ensino Integral, Bruna Waitman, da Secretaria Estadual de Educação, para saber como funcionará o modelo integral.

Investimento

De acordo com a coordenadora, o investimento nessa etapa do PEI foi de R$ 800 milhões, que incluem a contratação de mais professores, aquisição de materiais e outras despesas.

Os professores que já atuam na unidade que passará a ser integral terão prioridade. O PEI foi implantado “em todas as escolas cuja comunidade discutiu o projeto, em que os profissionais se mobilizaram pelo programa, onde se apresentaram evidências”, explica Waitman.

Grade curricular

A grade curricular do PEI inclui Tutoria individual, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante.

“Muita gente acha que a escola integral é sobre ter mais tempo, mas é sobre o que fazer com esse tempo”, afirma.

“Todos esses itens levam ao grande diferencial, que é o fortalecimento do vínculo entre aluno e escola e o impacto na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes”, continua Waitman.

Horários de funcionamento

As escolas terão dois modelos de horários. Das 7h às 16h ou dois turnos de sete horas cada; o primeiro, das 7h às 14h e o segundo das 14h15 às 21h15, “que garante ao estudante que trabalha a possibilidade de conciliar trabalho e estudo”.

Haverá três intervalos, em que o do almoço é o mais longo – uma hora.

A inclusão de mais escolas no PEI é “um avanço muito importante para o estado. O objetivo da Meta 6 do Plano Nacional da Educação é que em 2024, 25% dos alunos sejam atendidos por escolas integrais. São Paulo atingiu esse objetivo já em 2022”, comemora a coordenadora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.