O coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José dos Campos, Vagner Nery, em entrevista ao MEON, nesta terça-feira (13), destacou a importância dos joseenses aderirem à campanha do Imposto Solidário.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Segundo Nery, "o primeiro ponto positivo, é que estamos falando de um dinheiro que já teríamos que pagar e ele ficará no município e nós temos como acompanhar onde está sendo utilizado esse recurso. O dinheiro chega através de um Fundo, o Fumdicad, e viabiliza a execução de projetos por meio de editais. As instituições filantrópicas, cujo público sejam crianças e adolescentes, poderão apresentar projetos que serão financiados com esse recurso que foi doado", explica
São vários projetos apresentados ao Conselho por diversas entidades do município. "No último edital recebemos 63 projetos que somariam um total de R$ 11 milhões para execução. São projetos para tirar crianças e adolescentes das ruas, para melhorar a qualidade da educação, saúde e assistência social, ou seja, tudo para melhorar a qualidade de vida. Tudo isso sem mexer no bolso do cidadão e com possibilidade de acompanhamento da execução dentro do município", detalha Nery.
De acordo com o coordenador do CMDCA, o município tem capacidade para receber cerca de R$ 80 milhões em doações, mas ainda está muito distante deste montante. "Captamos por volta de 1% apenas. Se fossem 30% resolveria o problema e reduziria a despesa do poder público. Olha como é importante termos conhecimento disso", garante Vagner Nery.
O coordenador também deixou um recado no Instagram, incentivando os seguidores da rede social a participarem da campanha. Veja AQUI.
Até o próximo dia 30 de maio, ao fazerem a declaração do Imposto de Renda, os munícipes poderão doar parte do imposto devido para o Fumdicad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e para o Fumid (Fundo Municipal do Idoso), sem custos adicionais.
Campanha
Foi criado um hotsite exclusivo para a mobilização, onde os interessados encontram informações detalhadas sobre como participar.
A campanha tem a parceria do Fundo Social de Solidariedade, que mantém a mobilização permanente ao longo de todo o ano para recebimento de doações para ajudar quem mais precisa.
A Receita Federal, o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e a Assecon (Associação das Empresas Contábeis) também são parceiros da Prefeitura na campanha.
Como doar
A doação para o Imposto Solidário 2025 deve ser informada antes do envio da declaração de renda para a Receita Federal, sem ter que pagar nada a mais por isso e de forma fácil, rápida e segura.
Com esta ação, os contribuintes ajudam as organizações da cidade que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes melhores condições de vida e dignidade.
As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, sendo 3% para o Fumid e 3% para o Fumdicad. Ou escolher um dos fundos e doar 3%.
Já as pessoas jurídicas podem doar até 2% do lucro real, sendo 1% para o Fumid e 1% para o Fumdicad. Ou optar por um dos fundos, doando 1%.
Para saber como fazer a destinação aos fundos, entre no site da Receita Federal.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI
Passo a passo
• Escolha “doar” e acesse as “fichas de declaração”
• Em seguida, “doação diretamente na declaração”
• Marque a opção “municipal” e, para terminar, “São José dos Campos”
• Escolha quem vai receber a doação (Fundo Municipal do Idoso e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente)
• Siga o passo a passo detalhado na página da Receita Federal.
Novos projetos
As doações serão utilizadas em projetos, após a realização de editais, para ajudar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Poderão receber as verbas as entidades atualmente cadastradas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa).
Benefícios das doações
• Ajuda quem mais precisa
• É uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais
• Amplia a proteção às crianças, adolescentes e idosos
• É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, sem custo
• Garante um futuro melhor para crianças, adolescentes e idosos
• O contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída
• É um ato de cidadania efetiva
• Seu imposto vira destinação e sonhos viram realidade
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.