Essa é a aspiração do jovem Arthur Covatti. Formado em engenharia pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em 2018, com apenas 23 anos, revela que, desde a infância, sempre teve grande entusiasmo pelo aprendizado.
Hoje, aos 28 anos, já tem uma trajetória respeitável, atuando de forma efetiva em organizações sociais, empresas e startups. Sempre gentil e atencioso com todos que buscam compartilhar ideias, Covatti é unanimidade quando o assunto é fazer algo de propositivo e que irá contribuir com o universo.
Natural do Rio Grande do Sul, nascido na cidade de Passo Fundo e filho de produtores rurais, mantém uma forte conexão com a natureza. Embora resida atualmente em São José dos Campos, guarda um afeto especial também pelo Paraná, onde passou a maior parte de sua vida.
Apenas dois anos após concluir graduação no renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica, foi Cofundador e é, desde então, CEO da DEEP, uma startup brasileira, que desenvolve soluções tecnológicas para a mensuração de impactos sociais e ambientais das atividades de empresas e organizações.
Atualmente, a DEEP emprega cerca de 115 pessoas, 30 em São José dos Campos, e atua com mais de 300 clientes na área de mensuração de impacto (em particular carbono), dentro eles, estão diversas instituições financeiras.
“Queremos ser a principal empresa de mensuração de impacto da América Latina. Possuímos atualmente mais de 1 trilhão de reais em ativos monitorados na nossa base (sejam empresas, sejam operações de crédito) – principalmente do portifólio de bancos clientes nossos. Trata-se de uma atuação realmente nacional, que também é uma tremenda responsabilidade” comenta Arthur. Desde sempre, a aspiração de deixar uma marca duradoura o impulsionou.
Buscando ser reconhecido como alguém que contribuiu para o planeta ou que, ao menos, procurou deixar um legado positivo para as gerações futuras. Inicialmente, acreditava que essa contribuição poderia se materializar através da ciência, e com o tempo e as experiências vivenciadas, conseguiu trilhar um caminho que lhe permitiu concretizar essas aspirações pelo empreendedorismo.
Atualmente, auxiliado pela tecnologia e colaborando com cientistas altamente qualificados, ele contribui para a mensuração dos impactos no mundo, buscando assim cumprir seu propósito de ajudar o planeta de maneira significativa.
A trajetória da DEEP teve início quando o Cofundador Paulo Miranda e seu colega se conheceram no Instituto Alpha Lumen, uma organização social focada em educação. Motivados pelo desafio de realizar uma análise detalhada do impacto do instituto, decidiram dedicar-se a essa missão.
“O Alpha foi parte fundamental da minha trajetória, lá aprendi a empreender e a ver o mundo do impacto social. Lá, também foi o começo da DEEP, pois foi onde Paulo e eu nos conhecemos”. complementa. A DEEP destaca-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a avaliação do impacto social e ambiental gerado por empresas e instituições financeiras.
Devido à sua alta eficiência, alcançou uma posição de destaque no cenário nacional de mensuração de impacto em apenas três anos. “Sinto muito orgulho da DEEP. Acompanhar o crescimento da empresa me dá forças para todo dia ir além. Só neste ano, ganhamos o Prêmio Nacional de Inovação (promovido pela CNI e pelo SEBRAE, considerado o mais importante sobre inovação no Brasil), na categoria Inovação em Processos de Negócios. Também fui um dos homenageados do Empreendedor do Ano da Ernst & Young na categoria impacto”, pontua Arthur.
A inovação destacada pela DEEP neste prêmio refere-se ao seu método de captação, leitura e processamento de dados por meio do seu software. Esse processo, integrado aos sistemas e dados financeiros/contábeis e de gestão das empresas (ERPs), realiza a mensuração e monitoramento automatizado e em tempo real de KPIs relacionados a ESG.
Em sua vida pessoal, Arthur tem uma forte ligação com a família, e sua herança gaúcha o levou a apreciar tradições como o chimarrão e o icônico churrasco de domingo. Os anos dedicados aos estudos longe de casa foram particularmente desafiadores para ele. Como uma forma de expressar seu afeto pela família, ele cria algumas pinturas à mão e mantem o contato frequente com os familiares.
O SEGREDO
Para os jovens, a mensagem que o empresário quer transmitir é: “faça o que desejar, mas precisa ser feito com muito empenho e dedicação. Nada na vida é muito fácil de se fazer, custa energia, tempo e madrugadas. O segredo do sucesso é escolher algo que você real mente goste e colocar muita energia e esforço nisso”.
Como fonte de inspiração e mantra, Covatti evoca um conceito japonês que o cativa profundamente, o “IKIGAI”. Essa expressão traduz-se como “A razão pela qual eu acordo todos os dias pela manhã”.
Para ele, a magnitude dessa frase é significativa, pois ela alude ao universo do desenvolvimento humano, representando a busca pelo propósito em todas as nossas ações.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.