Por Meon Em RMVale

De olho na Amazônia, novena inicia comemoração da festa de Nossa Senhora Aparecida

Programação está em sintonia com sínodo que acontece no Vaticano

basilica_aparecida_foto_brunocastilho

Previsão é de que 400 mil pessoas passem pela Basílica até o dia 12 de outubro

Bruno Castilho/Meon



A novena que marca o início das comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida teve início nesta quarta-feira (3).

Sob o tema "Com Maria: escolhidos e enviados em missão", a celebração tem como pano de fundo também a reflexão sobre a situação na Amazônia. A estimativa deste ano é que mais de 400 mil pessoas passem pela Basílica até o dia 12 de outubro.

Leia MaisPonte Estaiada terá passarela provisória de pedestres em São JoséTaubaté assina empréstimo de R$ 29,5 milhões para troca de iluminaçãoSão José abre inscrições para núcleo de pesquisa sobre percussão


A novena deste ano está em sintonia com o Sínodo para a Amazônia, que será realizado no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro. O sínodo é uma reunião convocada pelo Papa a cada quatro anos com bispos do mundo inteiro.

De acordo com o padre José Ulysses da Silva, diretor da Academia Marial, com o tema escolhido para este ano, a intenção é discutir e ampliar o alcance da igreja e, com isso, aproveitar a discussão levantada com o sínodo. "Todo mês de outubro discutimos para que a igreja não seja um clubinho fechado e a gente vai desdobrando a questão até chegar na Amazônia, que vai ser refletida e rezada no sínodo e vai ecoar certamente", disse.

No dia 12 de outubro, seis missas serão celebradas ao longo do dia. A principal delas acontece às 9h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Ao longo de todo o dia também acontecem vigílias, oração do terço, consagração e procissão.

"Essa devoção à Nossa Senhora é um marco cultural porque é parte da alma do brasileiro. É um momento de festa", afirmou o padre José Ulysses.

Programação 12 de outubro – Festa da Padroeira

00h00 às 04h30: VIGÍLIA MARIANA

05h00: MISSA

07h00: MISSA DAS CRIANÇAS 

09h00: MISSA SOLENE

12h00: REPIQUE DOS SINOS

12h15: REZA DO TERÇO

13h00: MISSA

15h00: CONSAGRAÇÃO SOLENE

18h30: ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES

15h30: MISSA

18h00: CELEBRAÇÃO DO ANGELUS E PROCISSÃO SOLENE (BASÍLICA VELHA) TRAJETO: SAÍDA DA BASÍLICA VELHA, DESCE A RUA MONTE CARMELO, RUA ANCHIETA (PELA CONTRAMÃO), ENTRA PELO PORTÃO DA RA, PASSA EM FRENTE A TRIBUNA DOM ALOÍSIO, SEGUE PELA AVENIDA DO CONVENTO, E ENCERRA NA TRIBUNA PAPA BENTO XVI.

20h00: MISSA DE ENCERRAMENTO (ALTAR CENTRAL)

21h30: SHOW PIROTÉCNICO

21h30: SHOW PIROTÉCNICO

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.